Retomada das atividades comerciais requer cuidado importantes

10/07/2020 | Assessoria de Comunicação

Com a retomada parcial das atividades comerciais de Itabuna, após mais de 100 dias de fechamento total do comércio e serviços, é preciso todo cuidado por parte dos comerciantes, funcionários e clientes para que não haja um retrocesso e necessidade de um novo fechamento. O prefeito Fernando Gomes autorizou a reabertura através do Decreto nº 13.738, de 08 de Julho de 2020, tendo como base o Plano de Reabertura das Atividades Econômicas de Itabuna.

Entre as recomendações para a garantia da segurança de todos que frequentarem o setor lojista, por exemplo: limitação de acesso aos estabelecimentos, disponibilização de álcool em gel, continuidade na disponibilização dos canais on-line para o atendimento de clientes, e disponibilização de produtos para higienização de sapatos na entrada dos estabelecimentos. Também ficam proibidas as atividades promocionais para evitar aglomerações.

Também é obrigado alertar clientes e funcionários sobre as normas de proteção, a exemplo do uso da máscara, distanciamento entre as pessoas, uso de álcool em gel e limpeza de superfícies e ambientes. A higienização das mercadorias, produtos e materiais que entram na loja também é obrigatório, bem como a proibição da prova de roupas, acessórios, bijuterias e calçados.

Vale ressaltar que o descumprimento do estabelecido no decreto poderá acarretar cassação imediata de licenças, alvarás e autorizações de funcionamento, bem como o fechamento forçado, sem prejuízo da responsabilização cível, penal e administrativa que couber. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia Aglomeração 153, ou pelo telefone móvel 9 8118-1854.