Live em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) abordará “O xadrez como mediador de aprendizagem na escola”

02/07/2020 | Assessoria de Comunicação

Trazendo a temática “O xadrez como mediador de aprendizagem na escola”, o professor de xadrez, Wagner Santana e o atual campeão baiano de xadrez e Presidente da Federação Baiana de Xadrez , Luciano Zallio, realizarão uma live no dia 11 de julho, às 16h10, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME).

A live tem por objetivo indicar e difundir o uso do xadrez como ferramenta esportiva, pedagógica e psicopedagógica para o desenvolvimento humano. De acordo com Wagner, diante da pandemia e a suspensão das aulas presenciais, foi preciso se adequar a uma nova realidade. Ele passou a produzir videoaulas para os alunos da escola onde atua em Ilhéus e a publicar no canal do Youtube. A partir daí surgiu a ideia da live com o Luciano, que mora em Salvador. “Essa pandemia mudou muita coisa e tivemos de nos reinventar”, diz o professor, que também já ministrou aulas de xadrez na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC.

Formado em Ciências Sociais e pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Wagner destaca a importância do xadrez para a aprendizagem. “O xadrez não só trabalha a concentração, a memória , o raciocínio lógico , como estimula as sinapses neurais, o contato com a história. O xadrez se tornou cosmopolita saindo do oriente até chegar ao ocidente. É um jogo que muitos chamam de arte, esporte e ciência”, conclui.

Para ter acesso à live, os interessados deverão se inscrever no canal Espaço de Aprendizagem, no Youtube através do link: