SME AVANÇA NA INSTALAÇÃO DE EXTINTORES EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

01/07/2020 | Assessoria de Comunicação

Visando a prevenção de acidentes e incêndios, a Prefeitura Municipal de Itabuna, através do Departamento de Infraestrutura da Secretaria Municipal da Educação (SME), deu início ontem (29), a mais uma etapa da instalação de extintores nos prédios escolares da Rede Municipal de Ensino, acompanhada de sinalização e placas em áreas delimitadas, conforme a Norma Regulamentadora da Segurança do Trabalho NR23.

De acordo com o diretor do Departamento de Infraestrutura da SME, Jorge Nano, estão sendo instalados três tipos de extintores: o de H2O (água pressurizada), ideal para apagar incêndios com madeira, papel, tecido, etc e o de CO2 (dióxido de carbono) para a parte elétrica e eliminar chamas provenientes de líquidos e gases inflamáveis (como gasolina ou gás de cozinha) e pó químico que serve para combustão em parte elétrica e polímeros. “Quanto maior for a escola, maior será a quantidade de extintores instalados para prevenir incêndios”, diz. As escolas Leonor Pacheco, Ana Francisca, Brasília Baraúna (Ferradas), Verdes Campos, Pequeno Lar e Rainha da Paz foram as primeiras a terem os extintores instalados nesta nova etapa. Desde o início de 2020, as instalações vêm acontecendo e o objetivo da SME é o de procedê-la em todas as escolas da rede.

Dedetização e reformas

Além de avançar na instalação dos extintores, a SME concluiu, no mês de junho, a dedetização dos prédios escolares da área urbana. O trabalho foi iniciado em março, com a contratação da empresa escolhida por licitação, específica para esse tipo de serviço. Foram dedetizadas cerca de 70 escolas e creches com aplicação de produtos, de acordo com os tipos de pragas (baratas, ratos, insetos) nas áreas internas e externas das escolas. O serviço agora segue pelas escolas do campo a fim de contemplar 100% das unidades. “O ideal é que as dedetizações sejam feitas a cada seis meses”, completa Nano.

A secretária municipal de educação, professora Nilmecy Gonçalves, destaca que algumas reformas vêm sendo feitas nas escolas da rede como serviços de pinturas, consertos de telhados, manutenção das partes elétrica e hidráulica. “A SME tem dado celeridade aos serviços visando principalmente o retorno das aulas, para que todos os prédios estejam aptos para receber os estudantes, professores e funcionários com toda a segurança a que têm direito”, conclui.
_

Prefeitura de Itabuna.
Secretaria Municipal da Educação.
30/06/2020.