Prefeitura de Itabuna recolhe pneus inservíveis das borracharias

25/06/2020 | Assessoria de Comunicação

Como medida preventiva a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde/Coordenação de Endemias, está coletando nas 54 borracharias e recauchutadores que existem na cidade, todos os pneus inservíveis.

O objetivo é evitar o acúmulo destes materiais que não mais terão utilidade e que terminam servindo de criadouro do Aedes, por conta da facilidade de acumular água. Para fazer este tipo de coleta, o município de Itabuna firmou parceria com a Agência Nacional de Indústrias Pneumáticas (ANIP) e obteve autorização do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com Roberto Góes, Coordenador de Endemias, Itabuna é o único município do Sul da Bahia que tem essa autorização. “Cerca de mil pneus inservíveis estão sendo retirados das borracharias. Primeiro enviamos uma equipe da Educação em Saúde para visitar as 54 borracharias da cidade, levamos informações, deixando inclusive cartaz com orientações sobre os procedimentos para coleta do material”.

Ele explica que a coleta é feita quando o estabelecimento tem um volume superior a 10 unidades de pneus. “Passamos no local para recolher e armazenamos no depósito central da PMI, para posterior coleta que é feita pela Recicla Brasil ou ANIP”, finaliza Roberto Góes.