Pesquisadores do Ibope iniciam mapeamento da Covid-19 em Itabuna

22/06/2020 | Assessoria de Comunicação

Entrevistadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) estão visitando bairros de Itabuna para realizar a terceira etapa da pesquisa EPICOVID19-BR, que aponta a proporção de casos de coronavírus no Brasil. A ação teve início neste domingo (21) e segue até a próxima quarta-feira (24), com a realização de coletas para testes rápidos da Covid-19, com resultado em 15 minutos. A Prefeitura de Itabuna, através das Secretarias Municipais de Saúde, e de Segurança, Transporte e Trânsito, está dando apoio logístico às equipes.

Com o objetivo de realizar 250 testes nesta terceira etapa, o Ibope designou 12 entrevistadores para visitas aos domicílios nos bairros do município. Sobre a realização dos testes, a coordenação da pesquisa ressaltou que toda a equipe foi capacitada por biomédicos e enfermeiros, estando apta para realizar a coleta para teste da Covid-19.

Coordenada pela Universidade Federal de Pelotas, a pesquisa EPICOVID19-BR é financiada pelo Ministério da Saúde. Essa pesquisa é o maior estudo populacional do mundo a estimar a prevalência de coronavírus e avaliar a velocidade de disseminação do contágio pela doença. A primeira etapa, realizada entre os dias 19 e 21 de maio, forneceu as primeiras evidências sobre o percentual de pessoas com anticorpos na população de 90 cidades brasileiras. Em Itabuna esta etapa alcançou mais de 100 coletas. Já na segunda etapa, os entrevistadores realizaram 200 testes no município.
________________________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Governo – Departamento de Comunicação Social
22 de Junho de 2020