WALLACE HABIB ABRILHANTA SEGUNDA LIVE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

18/06/2020 | Assessoria de Comunicação

O psicólogo e professor de Psicologia Wallace Habib foi o nome da vez na segunda live da formação continuada a distância por conta da pandemia de COVID-19, promovida pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), tendo como público-alvo os professores da Rede Municipal de Ensino. Nesta quarta-feira (17), o psicólogo explanou o tema “Emoções dos sujeitos durante e pós-pandemia: suas incertezas, medos e cuidados no relacionamento consigo e com o outro”. A mediação foi feita pela professora Márcia Peixinho, assessora da Educação Inclusiva do Departamento da Educação Básica (DEB), da SME.

De maneira bastante desenvolta, o psicólogo foi bastante elucidativo sobre como cada professor deve lidar com as novas perspectivas que estão já em voga no cotidiano de todos e muito especialmente nesse contexto de distanciamento, quando as relações afetivas estão excepcionalmente muito mais voltadas, atualmente, para os familiares, para as pessoas com as quais se convive no ambiente doméstico. Habib disse que o retorno das atividades docentes exigirá muito, não só dos professores, mas também de todos os que estão direta ou indiretamente envolvido nas tomadas de decisões.

Segundo ele, “nunca se exigiu tanto que o indivíduo se conheça e conheça o outro, porque a empatia prevê que você cuide não só de si, mas também de quem está perto de você. Por esse motivo, os alunos que chegarão nas escolas quando elas reabrirem, trarão consigo não só os reflexos desse lapso de tempo em que foi necessário permanecer em casa, mas trarão também todo um novo repertório de experiências. E o professor precisa estar atendo para os sinais, não só de si, quanto desses alunos, seus anseios e suas expectativas”.

A secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, destacou que “esse contato com os profissionais da rede, através das lives, e até de outras redes de ensino, não só de Itabuna, mas de outros lugares do Brasil, está sendo muito proveitoso visto que, para a SME, está sendo possibilitada a chance de prever quais são as expectativas que permeiam o fazer profissional docente”, disse.

A iniciativa de articular lives que estão integrando os professores da rede tem sido o ponto alto dos comentários externados no chat de cada transmissão, especialmente nesta primeira etapa que, a rigor, está tratando justamente do aspecto da saúde física e emocional dos docentes. Para a professora Solange Araújo, “desde o começo, percebo esse cuidado da professora Nilmecy. Precisamos de uma educação humanizada. A equipe atual de forma geral é sensível”, pontuou a professora.

As transmissões contam com o apoio especial da Câmara Municipal de Vereadores de Itabuna, dos departamentos e assessorias da SME e com as equipes de gestão das unidades escolares. Todas as exposições contam com tradução simultânea para a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). A desta quarta, o pico de audiência atingiu a marca de 623 expectadores.

Nesta quinta-feira (18), a transmissão acontecerá às 19h, com a presença do médico Eduardo Kovalski Neto, falando sobre “Com (vivências) sociais no aspecto pandêmico de longo prazo”. A mediação será feita pela chefe de gabinete da SME, professora Maria Conceição Lagariça Lawinscky, sempre através do canal do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), no You Tube.

___

Prefeitura de Itabuna.
Secretaria Municipal da Educação.
17/06/2020.