ADAÍLSON MIRANDA E JAILTON ALVES ESTREIAM LIVES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITABUNA

16/06/2020 | Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) estará dando início, nesta terça-feira (16), às 16h, a um conjunto de atividades que demarca os planejamentos para o ano letivo de 2020. Com o ano interrompido por conta da pandemia de COVID-19 e com as escolas fechadas devido à necessidade de se manter o distanciamento social, a SME estará efetivando a formação continuada da rede, através de transmissões ao vivo pela Internet, numa série de abordagens que discutirão, num primeiro momento (em três lives), o atual contexto na qual a educação municipal de Itabuna se insere.

Para a primeira transmissão, foram escalados os professores mestres Adaílson Miranda e Jailton Alves (vide fotos), sob a mediação da diretora do Departamento da Educação Básica (DEB), professora Regiane Cruz, que tratarão do tema “As emoções do professor em tempos pandêmicos: desafios e possibilidades”.

Para a secretária da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, “Adaílson Miranda e Jailton Alves são duas personalidades que, quando juntos, aguçam a inteligência de todos os que estão em volta, com um frescor, com uma objetividade e um aprofundamento dos assuntos que é imensamente gratificante”. Miranda já teve a oportunidade de estar com os professores da rede em 2019 na Jornada Pedagógica.

Desta vez, ele vem acompanhado pelo professor Jailton, com o qual se propôs a um programa na TV Itabuna (“Baião de Dois”), de muito sucesso, onde faziam exatamente isso: análises pontuais de aspectos da realidade e da sociedade pós-moderna.

Gonçalves explica que a ideia de lançar mão de uma formação continuada a distância por conta da pandemia de COVID-19 surgiu da necessidade de reintegrar todos os professores numa dinâmica de falas e escutas que debatam a cidade de Itabuna e a Rede Municipal de Ensino nesse contexto de ‘novo normal’ que está por surgir.

Ela esclarece ainda que, neste momento, as lives têm a magnitude e a importância da Jornada Pedagógica da rede, que sempre abre o ano letivo, mas que não são um substitutivo. “Tão logo seja possível, a SME pretende ainda realizar a jornada pedagógica anual”.

Todas as lives acontecerão pelo canal oficial do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) no You Tube. Para acessar e se inscrever, basta buscar os termos “Secretaria Municipal da Educação NTM – Itabuna” na plataforma de vídeos.

Outras duas transmissões também já estão confirmadas para a primeira etapa. Na quarta-feira (17), às 16h30, com o psicólogo Wallace Habib, com mediação da assessora de Educação Inclusiva do DEB/SME, professora Márcia Peixinho, a live irá tratar das “Emoções dos Sujeitos Durante e Pós-pandemia: Suas Incertezas, Medos e Cuidados no Relacionamento Consigo e Com o Outro”. Na quinta-feira (18), será a vez do médico Eduardo Kovalski Neto, mediado pela chefe de gabinete da SME, a professora Maria Conceição Araújo Lagariça Lawinscky. O tema, “Com (Vivências) Sociais no Aspecto Pandêmico de Longo Prazo”.
___

Prefeitura de Itabuna.
Secretaria Municipal da Educação.
15/06/2020.

Para se inscrever e participar das lives, clique no link abaixo:

https://www.youtube.com/channel/UCm0zo4yIVfCjVUBfnan5Dsg