Itabuna recebe 3º etapa de pesquisa do Ibope para mapear Covid-19

15/06/2020 | Assessoria de Comunicação

Nos dias 21, 22 e 23 de junho, entrevistadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) visitarão bairros de Itabuna para realizar a terceira etapa da pesquisa EPICOVID19-BR, que aponta a proporção de casos de coronavírus no Brasil. Na ação, serão realizadas coletas para testes rápidos da Covid-19, com resultado em 15 minutos. A Prefeitura de Itabuna, através das Secretarias Municipais de Saúde, e de Segurança, Transporte e Trânsito, estará dando apoio logístico às equipes.

A primeira etapa, realizada entre os dias 19 e 21 de maio, forneceu as primeiras evidências sobre o percentual de pessoas com anticorpos na população de 90 cidades brasileiras. Em Itabuna esta etapa alcançou mais de 100 coletas. Já na segunda etapa, os entrevistadores realizaram 200 testes no município. De acordo com a coordenação da pesquisa, a meta é realizar 250 testes nesta terceira etapa.

A pesquisa EPICOVID19-BR, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas com financiamento do Ministério da Saúde, é o maior estudo populacional do mundo a estimar a prevalência de coronavírus e avaliar a velocidade de disseminação do contágio pela doença. No total, 12 entrevistadores do Ibope estarão visitando os bairros do município. Todos eles foram capacitados por biomédicos e enfermeiros e estão aptos a realizar coleta para teste da Covid-19.
Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Governo – Diretoria de Comunicação Social