Ação da Assistência Social marca passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

12/06/2020 | Assessoria de Comunicação

A

Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, via Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizou nesta sexta-feira (12) uma ação na entrada do Maxxi Atacado, que marcou a passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A ação que aconteceu durante o dia, foi motivada por conta do grande número de denúncias que a SAS tem recebido dando conta da existência de trabalho infantil no local.

A situação ocorre com crianças que moram nas proximidades do supermercado e se deslocam para o local com esta finalidade. Foram doadas 150 máscaras faciais, 200 jogos de dama, panfletos, além de exibição de filmes de curta-metragem para os clientes do Maxxi, com a finalidade de conscientizá-los sobre a importância do combate ao trabalho infantil. De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do trabalho infantil, Maria D’Ajuda, a ação foi muito satisfatória e o objetivo de mobilizar e conscientizar a população foi alcançado. Jutamente com o Conselho Tutelar, a equipe do PETI também visitou a Vila da Paz, conscientizando os moradores e, principalmente, as crianças.

O Maxxi Atacado gostou muito da ação realizada pela Secretaria de Assistência Social, e convidou a equipe para ser parceira em outro projeto, desta vez, no dia 12 de outubro, quando é comemorado o dia das crianças.

Em Itabuna, o PETI tem avaliado que cresceu consideravelmente o número de crianças em situação de trabalho infantil. Ao longo do ano, várias ações são realizadas com o objetivo de reduzir, como por exemplo, visitas aos postos de gasolina e lixão, sendo este último visita quinzenal aos filhos dos catadores de lixo, visitas ativas nas ruas e às crianças que moram às margens da BR-101, próximo ao Posto da PRF, inserção de jovens no Programa Jovem Social do Ministério Público do Trabalho, além de encaminhamentos de crianças e famílias para vários serviços da SAS, como o CREAS Medidas e CRAS.