Secretaria de Saúde adquire 20 mil testes rápidos para detecção da COVID-19

08/06/2020 | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu 20 mil testes rápidos para detecção da COVID-19 na população do município. A aquisição foi realizada através de processo licitatório realizado no início do mês de maio. O valor total de aquisição foi R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais) recursos oriundos do Ministério da Saúde. Os testes já estão sendo utilizados na população, seguindo uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os testes serão utilizados em Profissionais de Segurança, Profissionais de Saúde, Servidores Municipais; população carcerária; Pessoas monitoradas e suspeitas, Abrigos, dentre outros. Ainda como estratégia definida pela equipe técnica da Secretaria de Saúde, serão realizadas testagens nos bairros com o maior número de casos positivos, como ocorreu no último dia 03.06.2020 no bairro de Fátima. Os testes rápidos, ainda serão utilizados em drive thru, barreiras sanitárias, condomínios populares, feiras livres, ações itinerantes, etc. “Com o serviço de testagem em um maior número possível de pessoas, iremos traçar estratégias, a exemplo de matriz de risco, para conter a disseminação da doença”, comentou o Secretário, Uildson Nascimento.
A distribuição dos testes rápidos para as unidades de saúde já iniciaram.

Itabuna já realizou aproximadamente 8 mil testes para detecção da COVID-19

A Secretaria de Saúde de Itabuna até o dia 02.06, já realizou 7.951, testes para detecção da COVID-19. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, deste total 5.851, foram na modalidade “teste rápido” e 2.100 na modalidade PCR – técnica mais específica, que consiste na coleta de secreções do nariz e garganta, permitindo detectar o vírus causador da COVID-19 com altíssima precisão nos primeiros dias dos sintomas. Foram testados Profissionais de Segurança (3.360), Profissionais de Saúde (962), Servidores Municipais (385); Presídio (100); Pessoas monitoradas e suspeitas (584), Abrigos (390), dentre outros.

Desde do primeiro caso confirmado no município (19.03), o município vem adotando a política de testagem em maior número de pessoas possíveis, por entender que essa é uma das melhores maneiras de combate a doença, além do isolamento e distanciamento social.

O Secretário de Saúde, Uildson Nascimento, informou que nesta segunda-feira (08.06) o município estará recebendo 3 mil swabs dos 30 mil, licitados. “Decidimos adquirir os swabs, tendo em vista a grande demanda que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia tem para atender e a urgência que temos para receber os kits para testagem”, concluiu.