PREFEITURA DE ITABUNA RETOMA ENTREGA DOS KITS ESCOLARES DE ALIMENTAÇÃO

03/06/2020 | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Itabuna retomou, nesta terça-feira (2/6), através da Secretaria Municipal da Educação (SME), a entrega dos kits de alimentação escolar destinados aos estudantes matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

O cronograma foi dividido em duas etapas. Na primeira, quando cerca de 10 mil kits foram entregues, a SME atendeu todos os estudantes da rede cujas matrículas foram confirmadas até a data de 17 de março de 2020. As entregas foram feitas no mês de maio.

Concomitantemente, a secretaria procedeu também as etapas subsequentes do cronograma de matrículas, desta vez numa versão 100% online e à distância, quando puderam ser confirmadas as matrículas dos estudantes que ainda estavam com o cadastro em aberto (rematrículas), bem com as transferências de alunos entre escolas e recebimento dos novos, oriundos de outras redes e de outras cidades. “Toda essa clientela passa a receber os seus kits a partir dessa semana”, enfatizou a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves.

Ela aponta ainda que o Estado de Calamidade em Saúde provocado pela pandemia de COVID-19 colocou a Rede Municipal de Ensino numa situação bastante diferenciada das demais redes, uma vez que o ano letivo não estava e não está acontecendo junto com o ano civil. “Em março, estávamos terminando o ano de 2019. E as matrículas precisaram ser postergadas, assim como o início do ano letivo também”, explicou. Por essa razão, a Secretaria Municipal da Educação pôde efetivar, agora, a entrega dos kits de alimentação para os novos estudantes.

A entrega, aliás, estava prevista para ser iniciada na semana passada, o que não foi possível devido ao decreto do Governo do Estado antecipando feriados estaduais e o decreto do município, antecipando o feriado de emancipação política, como forma de frear o crescimento exponencial de novos casos de COVID-19. Os trabalhos puderam ser retomados, então, nessa semana, nas escolas dos núcleos I e II, englobando as regiões de Ferradas, Nova Ferradas e Urbis IV; nesta quarta-feira (3/6), a distribuição acontece nas unidades dos núcleos III e IV, nos bairros Parque Santa Clara, Jardim Primavera, Sarinha, Vila Anália, Lomanto, Banco Raso e Mangabinha. O cronograma completo está disponível para consulta no perfil oficial da SME no Facebook.

Esperando entregar mais 6 mil kits, essa ação atende à determinação do Ministério da Educação de que as verbas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sejam utilizadas para tal fim. Em Itabuna, a ação conta com os importantes apoios das equipes técnicas da SME, dos gestores e funcionários da Rede Municipal de Ensino, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SESTTRAN), da Guarda Civil Municipal e do 15º Batalhão da Polícia Militar. A expectativa da SME é a de que todo o trabalho previsto para essa segunda etapa esteja concluído até o próximo dia 12 de junho, com as entregas concluídas nas 90 escolas urbanas da rede e em todas as unidades da Educação no Campo.

Prefeitura de Itabuna.
Secretaria Municipal da Educação (SME).
03/06/2020.