Hospital de Base recebeu 15 respiradores para tratamento da COVID-19

03/06/2020 | Assessoria de Comunicação

Itabuna ganhou nesta quarta-feira, 3, o reforço de 15 respiradores que foram doados pelo Governo do Estado da Bahia. Os aparelhos que vão auxiliar no tratamento da Covid-19, serão instalados no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que atualmente já conta com 5 respiradores instalados em leitos destinados exclusivamente aos pacientes com o novo Coronavírus. “Ainda esta semana pelos menos cincos respiradores serão montados na enfermaria F”, afirmou Roberto Gama, diretor do Hospital.

O Prefeito Fernando Gomes anunciou que já solicitou a compra de monitores multiparâmetros para a Unidade. A expectativa e de que 12 cheguem na quinta feira, 4, e mais 6 na próxima semana. “ Precisamos salvar vidas” ressaltou.

Além dos monitores, o Hospital de Base irá receber, em um prazo em um prazo de 15 dias, bombas de infusão, usadas para ministrar os remédios, raio x portátil e eletrocardiograma.

Atualmente, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães possui 38 leitos clínicos, e a expectativa da Prefeitura é que chegue a 21 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), totalizando 59 leitos de atendimento exclusivo à Covid-19 no HBLEM.

Estado
A ala para Covid-19 do Hospital de Base passou a ser regulada pelo governo do estado. Até o momento, 5 pacientes estão internados em leitos de UTI e 10 em leitos clínicos. “A Upa continua sendo a porta de entrada para casos suspeitos. Se o teste der positivo, a paciente entra para a lista de regulados e poderá ser transferido para o Base” explicou Roberto Gama.