Prefeitura de Itabuna acompanha casos de covid-19 confirmados no abrigo São Francisco

02/06/2020 | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Itabuna está acompanhando os casos do novo coronavírus confirmados no abrigo São Francisco de Assis. No local, 54 idosos e 9 colaboradores tiveram resultados positivos para Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os idosos estão isolados dos demais moradores da instituição que abriga, atualmente, 79 idosos. Até o momento, dos infectados, somente dois apresentam sintomas.

Nesta terça-feira (02), a prefeitura enviou uma equipe ao local para realizar a desinfecção do abrigo. Para dar suporte durante o tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde colocou uma equipe de colaboradores à disposição da instituição. No entanto, a direção do abrigo sinalizou que conta com apoio de médicos para acompanhar os idosos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a direção da instituição, juntamente com os familiares, optou por não transferir os idosos, mantendo-os em isolamento dentro do abrigo.

A confirmação dos casos se deu a partir da ação da Prefeitura de Itabuna, que realizou a testagem em massa nos abrigos do município. No último dia 25, durante a realização de testes rápido para detecção do novo coronavírus em moradores e colaboradores do abrigo São Francisco, um idoso teve resultado positivo para a Covid19 e outros sete idosos tiveram resultados inconclusivos. Diante desse diagnóstico, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu aplicar o teste RT-PCR, confirmando 54 idosos e 9 colaboradores com resultados positivos.

O abrigo já tem registrada o primeiro óbito pela Covid-19. A paciente é uma idosa de 85 anos, que morreu no dia 22. Na ocasião a equipe da Vigilância Epidemiológica realizou a coleta do material, que confirmou a doença.
________________________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Governo – Diretoria de Comunicação Social
02 de Junho de 2020