Toque de recolher: Sesttran e órgãos de segurança parceiros deflagram a operação #Ficaemcasa

13/05/2020 | Assessoria de Comunicação

Em cumprimento ao Decreto Municipal Nº 3.659, de 12 de maio/2020, publicado pela Prefeitura de Itabuna, que estabeleceu o toque de recolher na cidade a partir das 20h, uma grande ação conjunta, integrada pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran e demais órgãos de segurança do município, foi deflagrada na noite desta terça-feira (12), a partir das 20h: a operação #Ficaemcasa.

Cerca de 20 viaturas integraram a ação que contou com a participação da Guarda Civil Municipal – GCM e diretoria de Transportes (Sesttran), fiscais da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente – SEMA, 15º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil (6ª Coorpin), 4º Grupamento de Bombeiros Militar, CAERC/CIPE Cacaueira, 1ª Cia Independente de Policia Rodoviária – CIPRv, Esquadrão de Polícia Montada de Itabuna, Rondas Especiais (RONDESP), além da Cia de Guarda de Itabuna. Em comboio as viaturas partiram da sede do 15º BPM, inicialmente, com destino ao centro da cidade. Em seguida, elas se dividiram por quatro áreas distintas de atuação, em direção aos bairros.

a ação visa atender à orientação do Governo do Estado (BA) e ao Executivo Municipal, que estabeleceu o toque de recolher no município e deverá acontecer, diariamente, por 10 dias. Neste período só poderão funcionar no horário das 20h às 5h: as farmácias 24 horas, delivery’s de alimentação e medicamentos, estabelecimentos de enfrentamento à covid-19, hospitais, Unidades Básicas de Saúde – UBS e Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), forças policiais e serviços de segurança pública e patrimonial. Os motofretistas, que fazem serviço de delivery, deverão se cadastrar junto à Sesttran, na sede do órgão (bairro Lomanto), das 8h às 12h.

O titular da Sesttran, Ten Cel Serpa destaca que, “durante a operação de ontem, poucas pessoas foram encontradas nas ruas e devidamente orientadas a retornarem as suas casas, e uma padaria foi fechada no bairro Pedro Jerônimo. O secretário ressalta, que também a Sesttran vem adotando a interdição de algumas ruas e o sistema de barreiras sanitárias fixas (na saída para a cidade de Ilhéus) e móveis (centro da cidade e alguns bairros, a partir desta sexta-feira “15”), como forma de diminuir o fluxo de pessoas e conter a disseminação do novo coronavírus. Contamos com a compreensão e colaboração dos itabunenses quanto às medidas adotadas até aqui, pois elas visam unicamente salvar vidas. Também agradecemos aos órgãos parceiros de segurança, que vêm fortemente atuando no combate a esta grave pandemia”, finaliza.