Secretaria de Assistência Social abre nesta quarta-feira (29) a casa Pop Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua

29/04/2020 | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social abre nesta quarta-feira (29) o espaço Pop Acolhimento, uma casa localizada no bairro de Fátima, que dará assistência às pessoas que se encontram em situação de rua no município. O espaço vai abrigar inicialmente 50 pessoas, oferecendo alimentação e higienização dos usuários, garantindo proteção e direitos a esta população que vive em maior vulnerabilidade social.

A abertura do Pop Acolhimento, anteriormente prevista para o segundo semestre de 2020, foi antecipada em razão da pandemia do Coronavírus. Diante disso, o município intensificou a reforma do imóvel para viabilizar a abertura do espaço, protegendo as pessoas que vivem em situação de rua. Segundo a secretária Sandra Neilma, para viabilizar a abertura da casa, foi montada uma força-tarefa entre as secretarias municipais, com o apoio de diversos órgãos e de toda a sociedade civil do município.

“Como essa abertura aconteceu antes do previsto, tivemos dificuldades para adquirir itens e utensílios para esta casa e, por isso, lançamos uma campanha, em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia, convocando toda a comunidade a ajudar através de doações de móveis e utensílios para uso diário, a exemplo de camas, colchões, panelas, roupas de cama, roupas para os usuários”, explicou a secretária.

Atualmente, segundo a base cadastral da SAS, 164 pessoas vivem em situação de rua em Itabuna. Desses, 104 recebem Bolsa Família e foram beneficiados com o auxílio emergencial do Governo Federal. Sobre esse quantitativo, a secretária Sandra Neilma acrescentou que o Centro Pop (espaço localizado no bairro Jardim Grapiúna) atende, diariamente, uma média de 80 a 90 pessoas, oferecendo serviços que vão desde a higienização pessoal (banho) à alimentação.

“Foi através desse atendimento diário que realizamos no Centro Pop, juntamente com a atuação do Serviço de Abordagem, que foi possível montamos uma base de dados para saber quais usuários estão interessados pelo acolhimento, chegando a esse quantitativo de aproximadamente 50 pessoas, número de pode aumentar de acordo com a demanda”, informou a secretária, lembrando que a adesão ao acolhimento é voluntária.

Sobre a entrada dos usuários na casa, a secretária explicou que, com apoio da Sesttran e da Secretaria Municipal de Saúde, foi montado um planejamento para evitar aglomeração de pessoas e avaliar a saúde de cada beneficiário do projeto. “À medida em que forem apresentados, os usuários passarão por uma avaliação méidica e receberão as orientações para que mantenham o distanciamento uns dos outros e sigam as recomendações de higienização” explicou a secretária, acrescentando ainda que, na oportunidade, serão oferecidas roupas para troca de vestuário e corte de cabelo.

Contando com uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos, monitores, o Pop Acolhimento vai oferecer ao usuário, além do abrigo, um ambiente onde ele poderá se reestabelecer do ponto de vista emocional e social, com toda a assistência possível para ressignificar e reinserir o cidadão, tanto na sociedade, quanto no ambiente familiar.

*CENTRO POP*
A SAS mantém ainda o Centro Pop, localizado no bairro Jardim Grapiúna. O espaço que atende aproximadamente 90 pessoas por dia, de segunda à sexta-feira, oferece refeição no turno da manhã, e espaço para higienização dos usuários (banho). Neste período de combate a Pandemia do COVID-19 (Coronavírus), as refeições estão sendo disponibilizadas em quentinhas, seguindo todos os padrões de higiene recomendados pelos órgãos de saúde.
______________________________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Governo – Departamento de Comunicação Social
28 de Abril de 2020