UPA 24h recebe adequações para realizar triagem de pacientes com suspeita do Covid

24/04/2020 | Assessoria de Comunicação

Para ser utilizada como um Centro de Triagem para pacientes com suspeita do Covid-19 (Coronavírus), a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24 Horas), no bairro Monte Cristo, em Itabuna, passou uma série de adequações em sua estrutura física, de modo a atender os padrões sanitários exigidos pelos órgãos de saúde. Nos últimos dias, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou intervenções que vão garantir a segurança, tanto dos pacientes, quanto dos profissionais de saúde que trabalham no local.

A UPA 24h dispõe de 13 (treze) leitos, sendo 10 (dez) leitos clínicos e 3 (três) leitos de terapia invasiva para estabilização do paciente, com ventilador mecânico, monitor e bombas de infusão. Dentre as modificações realizadas na Unidade, destacam-se a instalação de guichês, que estarão garantindo maior isolamento da equipe profissional, e a modificação da garagem da ambulância, que mudou o fluxo de entrada de pacientes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas essas intervenções visaram a garantia dos padrões sanitários e de segurança para os servidores.

Em paralelo as intervenções na UPA 24h, a Prefeitura de Itabuna segue trabalhando para ampliar a capacidade de atendimento no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Na última terça-feira, o Governo do Estado da Bahia anunciou que estará viabilizando a implantação de 21 leitos de UTI e 38 clínicos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Em reunião com o Governador Rui Costa, o prefeito Fernando Gomes anunciou ainda o que o município irá disponibilizar R$ 4 milhões para a compra de 30 respiradores, que equiparão UTIs no Hospital de Base.

______________________________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Governo – Departamento de Comunicação Social
23 de Abril de 2020