Diretoria de Trânsito da Sesttran presta apoio em ações de desinfecção das ruas no combate ao novo coronavírus

22/04/2020 | Assessoria de Comunicação

Na tarde desta segunda-feira (20), o titular da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran, Valci Serpa, visitou a Empresa Máxima Controle de Pragas e Desentupidora, situada na Avenida Manoel Chaves (Itabuna). Na oportunidade o secretário foi recebido pelo Sócio – Gerente da empresa, Lucas Rocha para tratar de uma parceria (sem fins lucrativos), estabelecida entre a Prefeitura Municipal de Itabuna e a empresa, para a desinfecção das ruas nos bairros que possuem maior quantidade de moradores confirmados com a COVID-19.

Segundo Lucas Rocha “o método que está sendo utilizado atualmente para o processo de desinfecção das ruas (a atomização), é mais eficiente que a pulverização e a lavagem, por apresentar um alcance maior, com jatos de 12m (em média) e devido ao fato das suas partículas conseguirem chegar em locais como portas, janelas e fechaduras, que por serem rotineiramente muito manipulados são focos de contaminação. Na lavagem das ruas, tal como vem sendo feita, com hipoclorito apenas, não se consegue alcançar esses locais. O método da atomização, utilizado pela Máxima, tem a capacidade de dispersar as partículas do quaternário de amônia (base do desinfetante aplicado). Lucas destaca ainda, que a iniciativa de ofertar o serviço ao município (sem ônus), surgiu por entender a necessidade do combate à pandemia diante do crescimento rápido dos casos notificados da COVID – 19, na rede de saúde local”, conclui.

Já o titular da Sesttran, Valci Serpa, destaca que a ação de desinfecção das ruas foi iniciada na última segunda-feira (20), no Bairro Pedro Jerônimo (com *sete casos confirmados da COVID-19), teve continuidade hoje, no São Caetano (*seis), seguirá amanhã, no Bairro de Fátima (*oito) e na sexta, na Califórnia (*cinco). A desinfecção terá continuidade nos demais bairros (com maior número de portadores da COVID-19) e a Sesttran, através da participação dos agentes da diretoria de Trânsito, tem acompanhado essas ações fazendo o isolamento das vias públicas, com a contenção do tráfego de veículos e circulação de pessoas para permitir a aplicação do produto com segurança”, finaliza.

* FONTE: dados da divisão de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna. (boletim informativo, de 21/04/2020)