Prefeitura de Itabuna fortalece ações de combate ao Covid-19

19/04/2020 | Assessoria de Comunicação

Desde a confirmação do primeiro caso, a Prefeitura de Itabuna vem desenvolvendo uma série de ações para enfrentar a Pandemia da Covid-19 (Coronavírus). Através da Secretaria Municipal de Saúde, o município tem se destacado com medidas eficazes no combate à disseminação do vírus que atingiu todo o mundo, afetando a vida de milhares de pessoas.

Para esclarecer cada atuação, o secretário municipal de saúde, Uildson Nascimento explicou que, por se tratar de uma situação classificada como Pandemia, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), compete ao município promover ações preventivas. Dessa forma, outras ações ficam sob a responsabilidade da união, através do Ministério da Saúde, e do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, como habilitação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ainda neste sentido, o secretário salienta que a Prefeitura vem promovendo uma série de ações para evitar a disseminação do vírus, a exemplo de medidas como a restrição da circulação de pessoas nas ruas, limpeza e desinfecção de ruas e avenidas, campanhas de conscientização e treinamento da equipe profissional que trabalha na linha de frente do combate ao Covid-19.

“Desde o início desta Pandemia, nós estamos reforçando que a prevenção é a melhor maneira de combater o vírus, e por isso é preciso que as pessoas fiquem em casa, só saiam em caso de necessidade, afim de evitarmos aglomerações e, consequentemente a disseminação deste vírus”, reforça o secretário, alertando aqueles que por ventura forem sair de suas residências, que sigam os protocolos de higiene pessoal, utilizando máscara, levando consigo álcool gel e principalmente o distanciamento social.

*Recursos e Ações*
Sobre os recursos recebidos pelo município até o momento, o secretário informou que Ministério da Saúde (MS) enviou para o município recursos na ordem de 8,9 milhões. Segundo Uildson, este valor encontra-se na conta do Fundo Municipal de Saúde e será utilizado de acordo com as recomendações do MS, e pactuação junto ao Ministério Público Estadual, em ações preventivas, compra de equipamentos e ampliação de estruturas hospitalares (UPA e SAMU).

“Esses recursos já estão direcionados, e dentre as ações o município realizará aquisição de 20 mil testes rápidos, sendo a maior aquisição de um município do interior da Bahia, para termos controle do impacto do Coronavírus em nossa população”, informou, acrescentando que a licitação dos testes será dia 27 de abril, de acordo com as leis para a realização do certame. Uildson acrescentou ainda que, uma parte do recurso será utilizada para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e mais R$ 2 milhões serão destinados para o Hospital de Base, recursos que serão transferidos ainda essa semana.

“Mesmo com EPIs disponíveis em estoque, o município vai abrir licitação para adquirir mais equipamentos”, frisou o secretário, completando: “Teremos também investimentos na compra de Respiradores e monitores. Contudo, estamos com o dinheiro para comprar, mas não há fornecedores disponíveis, e nem o estado tem para nos enviar”, afirma o secretário .

Sobre o impasse dos 23 milhões que se encontram sob restrição judicial, o secretário explicou que a Prefeitura já recorreu ao judiciário para que se tenha uma decisão favorável à utilização deste valor na saúde do município. No momento, ainda não há previsão da liberação deste recurso.

*Hospital de Base*
Mesmo com o Governo do Estado tomando a decisão de utilizar o Hospital Regional Costa do Cacau para ser a referência em Covid-19 na região, a Prefeitura de Itabuna viabilizou seus equipamentos para atender todos os pacientes sintomáticos e diagnosticados com o Coronavírus, no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. E solicitou ao Governo do Estado a habilitação de 40 leitos exclusivos para a COVID-19.
Na UPA 24 horas, o município adequou o espaço para ser a porta de entrada para os pacientes sintomáticos ao Covid-19. Além de parte do recurso ser investido para a ampliação da estrutura e leitos de retaguarda.

*Leitos*

O secretário de Saúde explica que só o estado que tem o poder de autorizar a Habilitação de leitos clínicos e de UTI. A Secretaria de Saúde do Governo do Estado, até o momento, habilitou 30 leitos clínicos para adulto (SUS), no Hospital Calixto Midlej Filho, e 10 leitos de UTI. No Manoel Noaves, para pacientes da pediatria, são 10 leitos clínicos (SUS), e 3 leitos de UTI.
_
_____________________________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Governo – Departamento de Comunicação Social
18 de Abril de 2020