Prefeitura de Itabuna divulga lista de indicados para o Residencial Itapoan

09/03/2020 | Assessoria de Comunicação

Criado em 2007 o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo para o seu desenvolvimento acelerado e sustentável.
Pensado como um plano estratégico de resgate do planejamento e de retomada dos investimentos em setores estruturantes do país, o PAC contribuiu de maneira decisiva para o aumento da oferta de empregos e na geração de renda, e elevou o investimento público e privado em obras fundamentais.

O Prefeito Fernando Gomes aderiu ao programa que futuramente traria infraestrutura para a cidade além de dignidade de moradia como prevê a Constituição Federal.

Ao longo de todo este tempo e de outros 2 governos as obras de infraestrutura, esgotamento e pavimentação aconteceram nos bairros que foram contemplados pelo Programa Bananeira, Lomanto, Santa Catarina, Nova Itabuna, Rua de Palha, Sinval Palmeira e Jorge Amado, porém foi agora novamente com o Prefeito Fernando Gomes que uma guinada aconteceu e finalmente é chegada a hora de 748 famílias terem a casa própria, por meio do Residencial Itapoan, obra vinculada ao PAC.
O Residencial Itapoan, foi implantado em uma área de 58.451,07 m², localizado no Bairro Jorge Amado, no Município de Itabuna, é composto por 748 unidades habitacionais distribuídas em 47 blocos de 04 pavimentos e 04 apartamentos por pavimento, resultando em 16 unidades por bloco e 01 bloco com 3 pavimentos com 12 unidades habitacionais. Cada unidade é composta por sala, dois quartos, circulação, banheiro, área de serviço e cozinha, perfazendo um total de 43,68 m². O Residencial ainda conta com a construção de uma quadra poliesportiva, um Centro Comunitário, quiosques e parques infantis. Ao todo serão beneficiadas mais de 2900 pessoas.
Num esforço em conjunto entre as secretarias de Assistência Social (seleção de beneficiários) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (obra), hoje após longo período de trabalho divulgamos a lista das pessoas pré-selecionadas a contratarem com a Caixa Econômica Federal o financiamento das unidades habitacionais.
Vale ressaltar que o cadastro dessas famílias foi realizado nos respectivos bairros em 2014, e em razão do avançar das obras no ano de 2018 tornou-se necessário proceder revisão nos cadastros tendo em vista o lapso entre o primeiro cadastro estava muito distante, fato este que ocorreu de maio a agosto de 2018 nos 07 (sete) bairros, todos foram visitados novamente.
As famílias visitadas que estavam no perfil do programa foram orientadas por meio de encaminhamentos a comparecerem em datas específicas, munidos dos documentos necessários para atualização do Cadastro único e elaboração do dossiê – procedimento composto de requerimento e cópia de documentos, necessários à análise da Caixa Econômica.
Com grande esforço da Divisão de Melhoria Habitacional da SAS foi possível uma consulta ao Ministério do Desenvolvimento Regional através e com o apoio da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, sobre a possibilidade de incluir dentre famílias assistidas pelo serviço dos CRAS, CREAS, CRAM, bem como famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, recebendo o benefícios eventuais concedidos pelo município a exemplo pessoas que recebem o aluguel social, advindo das situações de emergência pelo qual o município passou durante esse processo, e foi acatado.
Desta forma a Prefeitura Municipal de Itabuna divulga hoje dia 09/03/2020 a lista contendo 748 indicados que a partir de agora devem estar atentos ao sorteio eletrônico das unidades que ira ser realizado pela CEF, bem como o calendário de vistorias a ser informado via site da Prefeitura. E em breve o agendamento da assinatura dos contratos, inauguração do Empreendimento assim como a efetiva entrega das chaves.

Confira a lista:

Lista Residencial Itapoan