Secretaria municipal de Saúde implanta Comitê Gestor do Coapes em Itabuna

04/03/2020 | Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabuna deu um importante e significativo passo para proporcionar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a constante melhoria dos serviços e maior humanização do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. Através de parceria estabelecida com as Instituições de Ensino Superior (IES), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NPE), a SMS implantou na ultima terça-feira (3) o Comitê Gestor do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). O ato de instalação do órgão aconteceu durante reunião com representantes da Secretaria de Saúde e das IES.

Na oportunidade foi realizada a eleição para o Comitê Gestor Local que passa a ter como presidente a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, a enfermeira Tatiana da Silva Pires; como vice-presidente o professor Joaquim Cunha, diretor da Faculdade Santo Augustinho; como 1ª secretária a coordenadora do curso de Enfermagem da UniFTC, professora Sharon Shyrley Weyll Oliveira; e como 2ª secretária a enfermeira Jaimeire Pessoa. Segundo Tatiana Pires, o Comitê Gestor Local da Integração Ensino-Serviço-Comunidade terá a missão de desenvolver o Coapes no território de saúde do município de Itabuna.

“Neste espaço dialógico instituído por esses atores serão construídas as necessidades e pactuações referentes à integração ensino-serviço-comunidade. Um passo importante na Saúde Pública onde há a preocupação e cuidado para o olhar aprimorado em relação a formação profissional, à qualidade do serviço, bem-estar dos trabalhadores e usuários do SUS”, afirma Tatiana. Ela disse ainda que o Coaps também garantirá o acesso do ensino aos estabelecimentos de saúde como cenário de prática reafirmando os compromissos compartilhados na busca por melhoria dos indicadores de saúde e qualificação dos trabalhadores e serviços de saúde deste município.

A professora Sharon Shirley Weyll destacou que, a partir do Coaps, haverá a sistematização e atividades permanentes nos serviços, com rotinas estabelecidas pelas IES, bem como o fortalecimento das atividades de extensão nas comunidades carentes, propiciando o acesso a serviços sempre correlacionado com os diversos cursos da saúde e suas atividades específicas. “Cada IES ficará responsável por determinadas UBS/USF onde em parceria com a Secretaria de Saúde vai desenvolver suas atividades curriculares. Nesse contexto os serviços terão a presença de estudantes e professores para contribuir com a assistência à comunidade”, elucidou a professora.
_________________________________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna – Secretaria da Educação