Secretaria da Educação de Itabuna oferecerá mais 4 mil vagas em escolas com Vetor Disciplinar

27/02/2020 | Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Itabuna anunciou esta semana que estará oferecendo mais 4 mil vagas em quatro escolas do Ensino Fundamental II, da Rede Pública Municipal, que, a partir do ano letivo de 2020, passam a utilizar o Vetor Disciplinar. Após a bem-sucedida experiência do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), que adotou o vetor em 2019, e visando atender aos anseios de pais de alunos e de profissionais da Educação, manifestados inclusive durante audiência pública convocada pela Prefeitura de Itabuna.

De acordo com a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, com o Termo de Cooperação Técnica assinado entre o Município e o comando geral da Polícia Militar da Bahia, as novas vagas serão ofertadas no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Jorge Amado, no Jardim Primavera, e nas escolas municipais Lourival Oliveira Soares (Ferradas), Flávio Simões Costa (Califórnia) e Margarida Pereira (Pedro Jerônimo). Ela explicou que a escolha das unidades escolares levou em conta, além da infraestrutura, a demanda reprimida registrada nas comunidades onde tais escolas estão localizadas.

“Mesmo consciente que a ampliação do Vetor Disciplinar impactará em mais de R$ 23 mil por cada unidade na folha da educação, o prefeito Fernando Gomes entendeu a importância de ampliar as vagas neste segmento, cujos resultados registrados no Imeam foram bastante significativos em diversos contextos, a exemplo da conservação do patrimônio da escola e, sobretudo, em aspectos de socialização incutindo nos alunos valores humanos, como respeito, responsabilidade, ética e disciplina”, argumentou a secretária da Educação.

Nilmecy Gonçalves disse ainda que a inserção do Vetor Disciplinar na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna foi uma das decisões mais assertivas para melhorar a qualidade de ensino nas escolas e as condições de trabalho dos professores. Ela lembrou que o ano letivo 2020 está programado para acontecer no próximo mês de maio, tendo em vista a conclusão do calendário escolar de 2019 programado para o dia 31 de março.

_______________________________________________

Prefeitura Municipal de Itabuna – Secretaria da Educação

Diretoria de Comunicação Social

Texto: Erivaldo Bomfim