FICC tem avaliação positiva do Itabuna Folia e define calendário de eventos para esporte e turismo

14/02/2020 | Assessoria de Comunicação

A implementação do calendário de eventos para 2020, que inclui a antecipação do Campeonato Interbairros, a montagem da Paixão de Cristo na Semana Santa e a realização do Forró do Povo, com grandes atrações numa parceria entre a Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado, são temas que constaram a agenda da uma reunião do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão com técnicos e assessores da instituição. O encontro também serviu para uma avaliação positiva sobre o Carnaval Antecipado – o Itabuna Folia 2020, que gerou emprego, renda e mobilizou mais de 200 mil foliões durante os quatro dias de festa.

Para Daniel Leão, o Itabuna Folia foi uma experiência exitosa e que teve o apoio integral do prefeito Fernando Gomes, idealizador há décadas do Carnaval Antecipado e do governo do Estado, o que permitiu a contratação de grandes bandas. Em quatro dias de folia iniciados com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, a cidade recebeu 37 bandas como Ilê Ayê, Chiclete com Banana, Trio da Huanna e Ricardo Chaves, além de seis trios elétricos e blocos, numa festa marcada pela participação popular.

Ele destacou ainda com responsável pelo sucesso do evento, a ação integrada da FICC em conjunto com as secretarias municipais de Sustentabilidade Econômica e Desenvolvimento Econômico, de Segurança, Transporte e Trânsito, de Saúde, Governo e Administração, que cuidaram da infraestrutura, incluindo iluminação, decoração, palanques e camarotes. Vale salientar que a iniciativa privada também montou camarotes no circuito da festa, que contou também com um forte esquema de segurança com a participação do 15º Batalhão da Polícia Militar, 6ª Coordenadoria de Polícia Civil, 4º Grupamento de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, mobilizandlo mais de 500 policiais por dia e ainda unidades do Samu.

O presidente da FICC salientou ainda, que além de atrair milhares de foliões, o carnaval antecipado Itabuna Folia 2020 também gerou oportunidades de negócios, emprego e renda para artistas, músicos, camarotes, equipes de produção, motoristas, empresários e centenas de vendedores ambulantes dinamizando a economia e o turismo locais. Ele destaca que visando facilitar o trabalho dos vendedores ambulantes, a prefeitura os isentou do pagamento de taxas.

Ainda em termos econômicos, a festa movimentou os setores de alimentos, que inclui bares, restaurantes e mais de 400 barracas e vendedores ambulantes espalhados ao longo das avenidas Mário Padre e Aziz Maron; além de beneficiar o segmento de hotelaria e pousadas, que teve a sua ocupação em quase 100% nos principais hotéis da cidade e de transporte rodoviário, com reflexos para o comércio e prestadores de serviços das mais diversas áreas.

Daniel Leão ressalta ainda, que o Itabuna Folia além de beneficiar o turismo, serviu como uma vitrine e uma pré-estreia do Carnaval baiano, atraindo grandes bandas, valorizando artistas locais como Ely Marques, Lordão e banda Vera Cruz, possibilitando ao mesmo tempo apresentações como Heloísa e sua banda, que veio de Minas Gerais e participou com sucesso da lavagem do Beco do Fuxico, onde se apresentou no mesmo trio do Ilê Ayiê e do guitarrista Sine Calmon, que foram as grandes atrações da abertura do carnaval antecipado, um dos primeiros do Brasil.

Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC)
Assessoria de Comunicação Social