Prefeitura assegura apoio ao IBGE para o novo censo demográfico 2020

04/02/2020 | Assessoria de Comunicação

O prefeito Fernando Gomes recebeu, na manhã desta terça-feira, o diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Luiz Mafra. O encontro, em seu gabinete, contou com a participação de secretários e diretores municiais, e serviu para falar sobre Censo Demográfico 2020, que será iniciado a partir do dia 1º. de agosto em todo o país, conforme foi anunciado pelo diretor do instituto.

O prefeito garantiu dar o apoio necessário, inclusive na divulgação, para que a pesquisa seja realizada em Itabuna da melhor forma possível. Ele disse que qualquer município tem grande interesse na atualização de dados, sejam de imóveis ou da população e em Itabuna não será diferente. Fernando destacou a atuação do IBGE com sua larga experiência que realiza esse trabalho a cada 10 anos, considerado essencial para o planejamento público ou privado. “Itabuna conta com cerca de 135 mil imóveis cadastrados na prefeitura, um número muito abaixo da nossa realidade”, comentou o prefeito.

A secretária de Governo, Maria Alice Araújo também reforçou o apoio ao instituto, ao informar que convocará os representantes das associações de moradores de bairros para uma reunião, porque conforme lembrou, eles conhecem a realidade das áreas onde atuam e por isso podem contribuir com o trabalho dos recenseadores. A meta do IBGE é fazer uma cobertura de 100% em todos os municípios brasileiros.

Luiz Mafra informou que haverá três postos fixos de coleta em Itabuna e a pesquisa será feita por 185 agentes censitários, 22 supervisores, além de três agentes municipais, todos eles responsáveis pela coleta de dados e demais informações como número de imóveis e de pessoas em cada domicilio. O diretor adiantou que que a previsão de conclusão da pesquisa é de três meses, mas as informações serão atualizadas instantaneamente pelo instituto, graças à tecnologia e aos computadores de mão usados pelos recenseadores.

_____________________
Diretoria de Comunicação Social
Texto: Rosi Barreto
Fotos: Waldir Gomes