Coordenação do PAA diz que 2020 será um ano bom para agricultura familiar em Itabuna

30/12/2019 | Assessoria de Comunicação

O ano de 2020 chega trazendo boas noticias para a agricultura familiar em Itabuna, com perspectivas de novos recursos do Governo Federal, depois que a coordenação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente (Sema) conseguiu o retorno do programa para o município, por intermédio do Deputado Federal Raimundo Costa.

A esperança é de que logo no primeiro semestre do próximo ano, o PAA receba pelo menos R$600 mil para investir no setor e até dezembro de 2020 a verba chegue a R$1 milhão, conforme adiantou o coordenador do programa, Roberto Pacheco. No inicio deste mês o Ministério da Agricultura (MA), já havia liberado R$200 mil que foram depositados diretamente nas contas de 40 agricultores inicialmente. Mas a meta, segundo Roberto, é atender todos os trabalhadores da agricultura familiar em Itabuna.

“Estamos bastante otimistas, não apenas pelo retorno do programa, mas pela perspectiva de um grande salto para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento econômico e social de todas as famílias dos assentamentos em nosso município” , disse Roberto. Ele acrescentou que essa vitória se deve a um trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela coordenação do programa que conta com uma equipe altamente competente e compromissada com a questão. Segundo ele, a equipe do PAA em Itabuna se uniu para elaborar o projeto que foi apresentado aos técnicos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural – BahiaTer, em Itajú do Colônia há pouco mais de duas semanas e o resultado foi essa conquista.

Roberto disse ainda que além dos técnicos do PAA em Itabuna, a coordenação do programa teve o incentivo do titular da Sema, Jorge Vasconcelos e os diretores ligados à Secretaria de Sustentabilidade Econômica do município, que segundo ele, veem o PAA como um importante programa de geração de emprego e renda e, consequentemente, o fortalecimento e o desenvolvimento sustentável do setor agricultora no município, bem como a certeza da permanência do homem no campo,.

Prefeitura de Itabuna
Diretoria de Comunicação Social