OS 50 ANOS DO LIONS CLUBE ITABUNA SUL E O PROJETO OLHAR CRIANÇA

10/12/2019 | Assessoria de Comunicação

O Lions Clube Itabuna Sul completou, na última quinta-feira (05/12), 50 anos de fundação. Para demarcar a data, os associados do clube promoveram uma reunião solene comemorativa, no salão de festas do Itabuna Palace Hotel, em que estiveram presentes os membros da atual mesa diretora, liderada pelo presidente, Paulo Miranda e ainda o governador do distrito, senhor Ubirany Luiz de Souza. A secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, também esteve presente, mas precisou ausentar-se da festividade por motivo de força maior. O assessor de Comunicação Social da SME, Eric Thadeu Nascimento Souza, permaneceu representando a secretária e procedeu a leitura de um texto assinado pela própria, em que enfatizou a importância do Lions Clube Itabuna Sul para a Rede Municipal de Ensino, neste ano de 2019.

Não por acaso, na véspera do aniversário do clube, 17 crianças foram beneficiadas pelo projeto “Olhar Criança”, idealizado pela companheira Antonieta Mendes e coordenado pelo médico oftalmologista e também compaheiro do clube, Dr. Wandick Rosa, em que mais de 7 mil crianças com idades entre 3 e 8 anos já foram submetidas aos testes de acuidade visual. O projeto é realizado pelo Lions Clube Itabuna Sul, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME). Contou também com a colaboração importante dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores, que, devidamente orientados pelo oftalmologista Dr. Wandick Rosa, aplicaram os primeiros testes nas crianças e encaminharam para o Hospital Beira Rio todas aquelas cujos resultados determinaram dificuldades de enxergar.

Na quarta-feira (6), portanto, reunidos no Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, as crianças cujos resultados de exames apontaram a necessidade de utilização de óculos, receberam-nos gratuitamente, através das ajudas e patrocínios que o projeto recebeu.

Para a professora Nilmecy Gonçalves, “se o ano de 2019 foi um ano cheio de parcerias, no âmbito do Lions Clube Itabuna Sul, essa parceria foi uma das mais importantes, pois perpassa por uma questão de cuidado com as crianças, de observar com especial sensibilidade se as condições de acuidade visual de cada uma delas são as ideais para que a aprendizagem aconteça. Foi muito emocionante, no dia da entrega dos primeiros óculos, uma das crianças receber suas lentes e externar que estava enxergando melhor, imediatamente após o primeiro uso”, disse a secretária.

Como forma de agradecimento, a Prefeitura de Itabuna e a SME procederam a entrega de uma placa em homenagem ao cinquentenário do clube. A placa esteve assinada pelo prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e pela secretária, professora Nilmecy Gonçalves.

No próximo dia 14 de dezembro, outras 70 crianças serão atendidas no Hospital Beira Rio, para maior apuração da acuidade visual através de exames e, assim como aconteceu com o primeiro grupo, todas as crianças que necessitarem de óculos, os receberão gratuitamente através do projeto.