12 DAS 37 ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITABUNA QUE FARÃO A PROVA DO SAEB TERÃO APLICAÇÃO NESTA QUARTA (23)

22/10/2019 | Assessoria de Comunicação

A prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), articulada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, e aplicada em todas as escolas de Ensino Fundamental do país, com início nesta segunda (21), seguindo até o próximo dia 1º de novembro, terá, na data desta quarta-feira (23/10), a maior concentração de escolas da Rede Municipal de Ensino de Itabuna participando do processo. Ao todo, alunos de 12 das 37 unidades escolares estarão realizando a prova do SAEB nesta data.

Das escolas selecionadas para terem a aplicação nesta quarta, estão a Escola Municipal Luiz Viana Filho, no bairro Santo Antônio; o Grupo Escolar Frederico Smith Lima, na Urbis IV; o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), no Centro; o Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado (CAIC) no Jardim Primavera; a Escola Heribaldo Dantas, no São Pedro; a Escola Municipal Brasília Baraúna de Almeida, no São Roque; a Escola Municipal José Nunes do Nascimento, no Vale do Sol (Fonseca); a Escola Municipal Lions Clube de Itabuna, no Santo Antônio; a Escola Municipal Maria Rosa, no Antique; a Escola Municipal Milton Rodolfo, no Parque Santa Clara; a Escola Municipal Genival Correia de Almeida, no João Soares, o Grupo Escolar Ewerton Chaloup, no São Pedro; e o Grupo Escolar Municipal Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano.

A segunda data a concentrar a maior quantidade de escolas será o dia 1º de novembro (terça-feira), quando estudantes de 8 unidades também realizarão o exame: a Escola Municipal Luiz Viana Filho, o Grupo Escolar Frederico Smith Lima, o CAIC Jorge Amado, a Escola Heribaldo Dantas, a Escola Municipal Brasília Baraúna de Almeida, o Grupo Escolar Leonor Santos Pacheco, o Grupo Escolar Municipal Raimundo Jerônimo Machado e a Escola Só o Amor Constrói.

A diretora do Departamento da Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (DEB/SME), Regiane Cruz, explica que “algumas escolas terão a aplicação da prova em duas datas por serem unidades que possuem mais de um grupo de séries envolvidas na aplicação da prova. Ela será respondida por alunos do 2º ano (em duas escolas da rede, por amostragem), de 5º e 9º anos. Então, tem escolas que têm 5º e 9º anos. Nessas unidades, numa data a prova será aplicada entre os estudantes de 5º ano, e na outra data os alunos de 9º ano”, explicou a diretora.

A secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, ratifica que é necessário o empenho de todos para que o município de Itabuna atinja a meta estipulada pelo Ministério da Educação de que 80% dos alunos se façam presentes no dia da prova. “Nossa cidade possui índices críticos um dos fatores que podem ajudar a alavancar esses índices é justamente a partir da participação em massa dos estudantes nessa prova. Sabemos que os nossos alunos têm condições de responder às questões, os professores se envolveram com essa preparação. Agora, é desejar que todos façam a prova. No meu coração, gostaria que 100% dos alunos estivessem presentes, e tenho fé que Itabuna, em termos de presença e participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino, haverá um aumento histórico de alunos envolvidos e participando”, disse a secretária.

A prova do SAEB é o instrumento através do qual o Ministério da Educação afere os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEBs) das escolas, dos municípios, dos estados e do país, determinando, pois, para as escolas públicas com melhores resultados, uma alocação maior de recursos financeiros. A Secretaria Municipal da Educação de Itabuna estima que o SAEB envolva, na Rede Municipal de Ensino, pouco mais de 2.230 estudantes.