Novo anuário estatístico de Itabuna já está disponível ao público

03/10/2019 | Assessoria de Comunicação

Já está disponível no endereço eletrônico: www.itabuna.ba.gov.br (site oficial da Prefeitura), o novo Anuário Estatístico, com os dados atualizados e informações importantes nas áreas de saúde, educação, finanças, saneamento, habitação, entre outras, colhidas pela equipe técnica do Departamento de Planejamento Econômico da Secretaria da Fazenda e Planejamento. O periódico tem 15 capítulos com dados históricos, características gerais e geográficas e demográficas do município.

As instituições públicas e particulares como universidades e colaboradores também receberão o material em DVD, segundo o diretor do departamento, Heleodoro Nunes Filho. Ele explicou que o anuário tem o objetivo de orientar gestores, estudantes e a comunidade em geral sobre os dados mais relevantes do município. Heleodoro disse que os dados atualizados e em números permite o planejamento de ações para o desenvolvimento socioeconômico do município e por extensão da população.

A coordenadora Selma Costa Calazans e o assessor de projetos Breno Cardoso, também destacaram que na área de saúde, por exemplo, o anuário enumera a quantidade de estabelecimentos existentes, os leitos disponíveis para internação, os profissionais de saúde, os equipamentos, o cadastro atualizado de pacientes na Atenção Básica e os indicadores de atendimento ambulatorial e de procedimentos realizados.

Também foram atualizados os números de alunos matriculados, de professores e de estabelecimentos de ensino desde o infantil até ao ensino superior abrangendo o município e a microrregião cacaueira. “Esse material é uma importante ferramenta para pesquisa, tanto acadêmica quanto para empresas e instituições que dependem de dados para a elaboração e execução de projetos e atividades econômicas”, destacou a coordenadora.

Já o técnico Breno Cardoso adianta que na atualização das próximas edições serão incluídos produtos cartográficos e gráficos, com o objetivo de tornar o periódico ainda mais atrativo. Ele lembra que o periódico além de ser de fácil acesso, é uma boa referência de dados em praticamente todas as áreas e setores da sociedade em Itabuna.
_________________________
Diretoria de Comunicação Social
Texto: Rosi Barreto
Fotos: Waldir Gomes