Prefeitura com novo anuário estatístico atualizado

25/09/2019 | Assessoria de Comunicação

A prefeitura de Itabuna lançará, no dia 1 de outubro, próxima semana, a nona edição do Anuário Estatístico de Itabuna, trazendo os dados atualizados do município nas diversas áreas de conhecimento. O periódico é estruturado em 15 capítulos, abrangendo um recorte histórico do município, características gerais e geográficas, demográficas, economia, saúde, agricultura, entre outros.

O anuário é atualizado anualmente pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, por meio do Departamento de Planejamento Econômico e contam com uma equipe formada por servidores efetivos, entre eles a coordenadora Selma Costa Calazans e o assessor de projetos Breno Cardoso.

A elaboração do anuário conta com a participação das secretarias municipais e de instituições públicas e particulares, a exemplo da Universidade Estadual de Santa Cruz, por meio do projeto de extensão.
O diretor do Departamento de Planejamento Econômico, Heleodoro Nunes Filho explica que o anuário foi elaborado para orientar gestores e a comunidade sobre o conhecimento geral, e em números do município. “Com esse dados atualizados é possível o planejamento de ações para o desenvolvimento socioeconômico do município e por extensão da comunidade”, justificou.

Heleodoro lembra que, como Itabuna é um polo regional de serviços, saúde e educação, todos de uma forma geral se beneficiam com a edição que é cuidadosamente elaborada e atualizada.

A coordenadora Selma Calazans diz que o anuário já se constitui como um instrumento de pesquisa, tanto no mundo acadêmico (para pesquisas de alunas de todos os níveis), quanto para as empresas e instituições que dependem de dados para a execução de projetos e atividades econômicas.

Um dos responsáveis, Breno Cardoso, adianta que o planejamento para os próximos anos deverá ser incluídos produtos cartográficos e gráficos, com o objetivo de tornar o periódico mais atrativo.

Para ele, o anuário é uma importante referencia e de fácil acesso aos dados, pois sua elaboração é baseada em fontes fidedignas.
O anuário está disponível no site oficial da prefeitura www.itabuna.ba.gov.br e pode ser baixado pelos interessados. Também será disponibilizado em DVD para instituições escolares publicas e particulares, Universidades e colaboradores.

___________________________
Diretoria de Comunicação Social
Texto: Rosi Barreto
Fotos: Waldir Gomes