Prefeitura apoia palestra sobre Alta Produtividade na Cacauicultura e prevenção da Monilíase

25/09/2019 | Assessoria de Comunicação

Alta produtividade na Cacauicultura e Medias Preventivas da praga Monilíase do Cacau serão os temas debatidos durante um encontro que acontecerá no dia 24 de outubro, às 08 horas, no Teatro Municipal de Itabuna – Candinha Dória, com a presença de produtores de toda região e da sociedade de um modo geral. A Prefeitura de Itabuna é grande apoiadora deste evento, cujo apoio oficial foi formalizado esta semana pelo prefeito Fernando Gomes, durante encontro com o diretor do Centro de Pesquisa e Extensão Rural (Cepex/Ceplac), o engenheiro agrônomo Raul Valle.

Os palestrantes do evento que também conta com o apoio do Instituto do Chocolate são: o engenheiro agrônomo e extensionista da Ceplac, Ivan Costa, e a pesquisadora da praga Monilíase, Karina Gramacho. Para o prefeito Fernando Gomes, é de fundamental importância promover eventos como este que mostram que o potencial da Ceplac está sendo utilizado da melhor forma, tanto no sentido de ampliar a produtividade do cacau, como em prevenir pragas como a Monilíase.

Ele aproveitou o momento para reforçar seu apoio ao movimento formado por uma comissão prefeitos da região Sul e Baixo Sul da Bahia. Eles estarão em Brasília no próximo dia 1º/10, no Senado Federal, na tentativa de reverter a medida da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, de transferir 611 profissionais da Ceplac das áreas de pesquisa e extensão rural, o que terminará provocando a extinção da instituição.  “Nossa região não está preparada para perder a Ceplac, ela ainda tem muito a oferecer”, finalizou o prefeito Fernando Gomes.

 

 

________________________________

Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Governo – Diretoria de Comunicação Social
Texto: Kaline Ribeiro