EVENTOS MARCAM SEMANA DE TRÂNSITO E DO ADOLESCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

16/09/2019 | Assessoria de Comunicação

Com ações pontuais de cultura, educação, recreação, orientação, lazer, palestras, rodas de conversa e principalmente com o envolvimento de estudantes, professores, funcionários e equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) estará participando de dois grandes marcos comemorativos que se iniciam já nesta segunda-feira (16): a Semana do Adolescente, com uma programação recheada de atividades na Escola Municipal Margarida Pereira, no bairro Pedro Jerônimo; e a Semana Nacional de Trânsito, esta envolvendo uma quantidade maior de unidades escolares e se estendendo até o dia 25 de setembro.

No que se refere à Semana do Adolescente, na Escola Municipal Margarida Pereira, as atividades foram iniciadas nesta segunda e seguem até a próxima sexta-feira (20), com a programação acontecendo sempre no turno da manhã, no horário das 8h às 12h. Entre as atividades, gincana cultural, mostra de vídeos, apresentações de música e dança, rodas de conversa, almoço compartilhado, etc. Nesta segunda, por exemplo, os estudantes da escola tiveram a participação de Gabriel & Lea (música, voz e violão), entrega das medalhas aos alunos-destaque do I Trimestre de 2019, roda de conversa com o tema “O Protagonismo Juvenil e os Desafios do Tempo Presente”. Nesta terça (17), acontecem o “Recita Aê Poeta”, a roda de conversa com o tema “Escolhe Pois a Vida”, a continuação da gincana e o almoço. Na quarta (18), apresentação cultural de maculelê e capoeira, roda de conversa com o tema “Quebrando o Silêncio”, show de talentos, atividade recreativa “Qual é a Música?” e almoço (caruru). Na quinta (19), penúltimo dia das atividades, a programação terá apresentação de dança, roda de conversa com o tema “Construindo Amizades Sólidas”, continuação da gincana e almoço compartilhado. No último dia das atividades (sexta, 20), os trabalhos contam com a participação do grupo Grigri – A Trupe da Biblioteca Itinerante, festival de karaokê, campeonato de jogos eletrônicos e vídeo game, além de sessão de cinema.

O diretor geral da Escola Margarida Pereira explica que o Dia do Adolescente, no Brasil, acontece todo dia 21 de setembro e foi instituído em 1996. Na abertura do evento, estiveram presentes Eric Souza, assessor de Comunicação Social da Secretaria Municipal da Educação (SME), representando a secretária, professora Nilmecy Gonçalves; a coordenadora do Programa Novo Mais Educação na SME, professora Shirlene Alves; o estudante Guilherme Sávio Miranda, representante dos alunos no Conselho Escolar do Margarida Pereira; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Gilka Moema; John Vinicius, da Maçonaria Acacia Grapiúna; e Kiana Modesto, psicóloga residente que atende no Posto de Saúde João Monteiro.

A Semana do Adolescente, na Escola Municipal Margarida Pereira, acontece com o apoio da Prefeitura de Itabuna, através da SME; do CMDCA; do projeto “Anjos de Bola”; do programa Estrela da Paz (PROPAZ), do Departamento da Educação Básica (DEB/SME); do projeto “Quebrando o Silêncio”, estúdio de dança Jamile Marques; e da Escola de Tempo Integral Luiz Viana Filho (Buerarema).

Semana Nacional de Trânsito: No Trânsito, o Sentido é a Vida

Já a Semana Nacional de Trânsito de Itabuna (SNT), que completa, neste ano, sua 15ª edição, acontece no período de 16 a 25 de setembro, tendo a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SESTTRAN), como principal articuladora, através da Coordenação de Educação Para o Trânsito. As atividades têm como principais parceiros a Polícia Rodoviária Federal (PRF); a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o 4º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), o 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Serviço Social de Transporte / Serviço Nacional de Transporte (SEST SENAT), a Secretaria Municipal da Educação (SME), a Secretaria de Assistência Social (SAS), a Secretaria de Governo, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a Sollo Outdoor e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC); o apoio é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL).

Envolvendo principalmente ações nas escolas da rede, a programação se inicia nesta segunda com Show de Talentos no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), no período da manhã e da tarde; e nesta terça, também pela manhã e pela tarde, na Escola Castelo Branco (Califórnia). Na quarta, acontece a Abertura Oficial da SNT na Praça Adami (Centro), às 9h30min, com as presenças de autoridades, convidados, estudantes, transeuntes e participação do 4º GBM, SAMU, PRE, SESTTRAN e Fanfarra Lobos Guerreiros, do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC. No transcorrer das atividades, será feita a simulação de um acidente de trânsito. Na quinta, diretores das escolas participarão na sede do SEST SENAT, às 8h de um encontro para debater o tema da campanha (“No Trânsito, o Sentido é a Vida”). Na quinta-feira, a palestra acontece para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Flávio Simões, às 19h, na Califórnia.

Já na segunda-feira (23/09), o Show de Talentos volta a acontecer, tanto pela manhã quanto pela tarte, na Escola Verdes Campos (no Monte Cristo) e, na terça (24/09), na Escola 28 de Julho (na Califórnia). A campanha se encerra na quarta-feira (25/09), com a realização de uma grande caminhada saindo do Jardim do Ó, em direção à Avenida do Cinquentenário, às 14h. Para além das atividades nas escolas, a SNT em Itabuna desenvolverá atividades educativas também na BR 101, nas principais avenidas, no Jequitibá Plaza Shopping, na Praça José Bastos e em várias instituições.

Para a professora Nilmecy Gonçalves, “celebrar a Semana do Adolescente no Margarida Pereira juntamente com a Semana Nacional de Trânsito nas demais escolas dá a exata medida do quão importante e o quão responsável é envolver as escolas da rede em atividades que tragam mais informações, esclarecimentos e orientações”. Para ela, os eventos assumem um papel de destaque nas atividades da rede e quanto maior o envolvimento da sociedade, melhores serão os resultados, destacou.