Com a mobilização de milhares de estudantes das redes estadual e municipal de ensino, termina nesta sexta-feira (6), o tour de mobilização dos Jogos Universitários Brasileiros – JUB’s promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com atividades na praça Camacã e clínicas em nove escolas da rede estadual de ensino. O espaço foi visitado pelo presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), que elogiou a decisão do secretário da Setre, Davidson Magalhães, ao incluir Itabuna no roteiro das cidades visitadas, abrindo no âmbito local uma parceria com a FICC e a Secretaria Municipal de Educação.
Em três dias, na arena instalada no centro de Itabuna, milhares de estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o espírito dos jogos universitários, conhecendo modalidades esportivas novas como o basquete 3 x 3, inclusive com a realização de competições entre equipes e exibições do jogo eletrônico Fifa 2019, que funcionou como uma atração à parte. Também foram realizadas atividades de dança.
Uma outra equipe coordenada por um professor de educação física e integrada por atletas, visitou os nove colégios estaduais selecionados para receber as clínicas: Josué Brandão, Félix Mendonça, Sesquicentenário (Ciso), Valdelice S. Pinheiro, CPM Antônio Carlos Magalhães, Modelo Luís Eduardo Magalhães, além do Centro Integrado Oscar Marinho e do Complexo Integrado de Educação de Itabuna.
Uma das atrações da arena esportiva instalada na praça de Camacã, foi o atleta do Novo Basquete do Brasil, o paulista Edu Marinho, que fez apresentações juntamente com o grupo técnico dos JUB’s, da nova modalidade que faz parte dos Jogos Universitários, o basquete 3×3 e foi incluído na agenda das nova olimpíadas ao lado de jogos eletrônicos.