Termina nesta sexta-feira, em Itabuna, mobilização para os Jogos Universitários Brasileiros

06/09/2019 | Assessoria de Comunicação

Com a mobilização de milhares de estudantes das redes estadual e municipal de ensino, termina nesta sexta-feira (6), o tour de mobilização dos Jogos Universitários Brasileiros – JUB’s promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com atividades na praça Camacã e clínicas em nove escolas da rede estadual de ensino. O espaço foi visitado pelo presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), que elogiou a decisão do secretário da Setre, Davidson Magalhães, ao incluir Itabuna no roteiro das cidades visitadas, abrindo no âmbito local uma parceria com a FICC e a Secretaria Municipal de Educação.

Em três dias, na arena instalada no centro de Itabuna, milhares de estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o espírito dos jogos universitários, conhecendo modalidades esportivas novas como o basquete 3 x 3, inclusive com a realização de competições entre equipes e exibições do jogo eletrônico Fifa 2019, que funcionou como uma atração à parte. Também foram realizadas atividades de dança.

Uma outra equipe coordenada por um professor de educação física e integrada por atletas, visitou os nove colégios estaduais selecionados para receber as clínicas: Josué Brandão, Félix Mendonça, Sesquicentenário (Ciso), Valdelice S. Pinheiro, CPM Antônio Carlos Magalhães, Modelo Luís Eduardo Magalhães, além do Centro Integrado Oscar Marinho e do Complexo Integrado de Educação de Itabuna.

Uma das atrações da arena esportiva instalada na praça de Camacã, foi o atleta do Novo Basquete do Brasil, o paulista Edu Marinho, que fez apresentações juntamente com o grupo técnico dos JUB’s, da nova modalidade que faz parte dos Jogos Universitários, o basquete 3×3 e foi incluído na agenda das nova olimpíadas ao lado de jogos eletrônicos.

Um dos coordenadores da mobilização dos JUB’s, Rodrigo Aguiar, destaca que após 51 anos, os Jogos Universitários Brasileiros voltam a acontecer na Bahia. Ele explica que o evento será realizado no período de 20 a 27 de outubro, quando são esperados mais de três mil atletas de todo o Brasil para a disputa de jogos e provas em equipamentos esportivos públicos e privados de Salvador e Lauro de Freitas