Reunião discute detalhes de Pesquisa de Mobilidade Urbana que será realizada em Itabuna

06/09/2019 | Assessoria de Comunicação

Itabuna deu mais um passo para a realização de uma inédita e importante pesquisa de Mobilidade, que apresentará resultados práticos para a elaboração de estudos de transporte e planejamento de ações na área urbana do município. O projeto foi discutido durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (06), no Centro Administrativo Firmino Alves com a participação do vice-prefeito, Fernando Vita, do secretário municipal de segurança, trânsito e transporte, Vercil Serpa, do secretário de sustentabilidade econômica e meio ambiente, Jorge Vasconcelos, além do representante da Secretaria de Infraestrutura da Bahia, Antônio Peixoto, da Comap (Consultoria, Marketing, Planejamento e Rep. Ltda.), Cláudia de Aguilar e José Roberto Panella; e da Milênio Engenharia e Consultoria Ltda., João Carlos Scatena.

Durante o encontro, a equipe técnica responsável pelo estudo apresentou detalhes sobre a pesquisa de origem e destino, explicando que o objetivo central do estudo é identificar os locais de origem e destino das viagens urbanas, além do modo de transporte utilizado, abrangendo ainda dados como o motivo pelo qual a viagem foi realizada e os horários de início e final da viagem.

Tendo conclusão prevista para um período de aproximadamente 120 dias, a pesquisa será realizada com 2.200 domicílios em Itabuna e 2.000 em Ilhéus, contribuindo também, de forma direta, para o projeto de duplicação da rodovia Ilhéus/Itabuna, na BR-415. Para o vice-prefeito, Fernando Vita, um estudo dessa magnitude contribuirá com o desenvolvimento de diversas áreas do município, oportunizando a implantação de medidas que melhorem os índices socioeconômicos da região.

“Esta pesquisa nos permitirá desenvolver ações e promover intervenções em áreas estratégicas ao nosso crescimento econômico e social”, destacou Fernando Vita, que, na oportunidade, agradeceu ao Governo do Estado da Bahia por colocar Itabuna na rota deste estudo. “O Governador Rui Costa mais uma vez demonstra sua preocupação e seu carinho com a nossa região, e o povo de Itabuna só tem a agradecer por mais esse projeto que em prol do nosso município”, concluiu.

_______________________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Governo – Diretoria de Comunicação Social
Texto: Wilson Junior
Fotos: Pedro Augusto