Prefeito Fernando Gomes garante atendimento na saúde de Itabuna

29/08/2019 | Assessoria de Comunicação

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (29), no Centro Administrativo Firmino Alves, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, assegurou a manutenção do atendimento pediátrico no município. “Saúde não pode ficar para amanhã, pois é prioridade, e por isso não deixaremos a população sem atendimento, sem assistência”, garantiu.

O prefeito iniciou a coletiva explicando que, em decorrência do encerramento do atendimento pediátrico no hospital Manoel Novais, houve uma sobrecarga no atendimento na Maternidade Esther Gomes, que passou a acolher os casos antes destinados a instituição vinculada à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Dessa forma, os recursos da maternidade se mostraram insuficientes para manter essa maior demanda no funcionamento.

De acordo com o prefeito, além da dificuldade financeira enfrentada pelo município, não há possibilidade jurídica para amparar a ampliação dos recursos destinados a essas instituições (Maternidade Esther Gomes e Hospital Manoel Novais). “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, mas desde que esteja dentro da lei”, explicou Fernando Gomes, garantido que, “se a maternidade não mantiver o atendimento, contrataremos imediatamente médicos pediatras para atender na UPA e nas unidades vinculadas ao município”.

Sobre o problema enfrentado pela administração municipal acerca da escassez de recursos, Fernando Gomes observou que essas dificuldades não são exclusivas de Itabuna e atingem a maioria dos municípios brasileiros. O prefeito ressaltou que todo o corpo técnico da prefeitura está empenhado, procurando aumentar a arrecadação para melhorar o atendimento dos serviços públicos.

“Faremos o que estiver ao nosso alcance, com tudo o que temos disponível”, destacou o prefeito, informando que determinou uma auditoria na saúde do município para tomar total conhecimento da situação, apurando tudo, para que seja possível desenvolver medidas que garantam qualidade no atendimento à população.

Outro assunto tratado na entrevista coletiva foi acerca do ponto de Táxi do Terminal Rodoviário que, segundo o prefeito, será mantido no mesmo local. A pauta foi levantada após veiculação de “fake News” que ventilaram a possibilidade de retirada dos taxistas daquela localidade. Segundo o prefeito Fernando Gomes, será realizada uma ampla intervenção na avenida Amélia Amado e, a partir disso, o município disponibilizará um local adequado para que sejam alocados todos taxistas estabelecidos no ponto do Terminal Rodoviário. Não há previsão sobre quando será realizada essa intervenção.
________________________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Governo – Diretoria de Comunicação Social
Texto: Wilson
Fotos: Waldyr Gomes