NESTE SÁBADO (17), TEM “SUSTENTA MUNDO”, NO COLÉGIO MODELO PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS – ENTRADA GRATUITA

16/08/2019 | Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME), estará realizando, neste sábado (17), o projeto “Sustenta Mundo”, numa iniciativa ensejada pelo Governo do Estado, através da Bahiagás (Companhia de Gás da Bahia). O projeto prevê dois momentos importantes, ambos ligados à área da Educação Ambiental, um para as crianças com idades de 10 e 11 anos, que acontecerá no turno matutino, com início previsto para as 8h30min; e outro no turno vespertino, com início previsto às 14h, tendo como público-alvo professores que se sentem familiarizados, tenham interesse e tratam diretamente com temas relacionados à proteção do meio ambiente, respeito à natureza e a importância da Floresta Amazônica para o Brasil e para o mundo.

O projeto se desenha em torno da obra literária “Sustenta Mundo Viagem Amazônica”, da autora Gabriela Brioschi, que estará participando do projeto, neste sábado. Pela programação, no turno matutino, as crianças terão momentos de musicalização com a participação especial do cantor Jan Costa, distribuição de pipoca, sessão de filmes de curta-metragem, com desenhos animados da personagem “Gaby” e entrega de livros para as crianças. À tarde, o projeto prevê um curso de formação para professores que atuam principalmente no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A entrada é gratuita, tanto pela manhã, quanto pela tarde. Mas, atenção: para as crianças (10 e 11 anos), somente pela manhã; à tarde, o projeto estará voltado somente para professores, principalmente aqueles que se interessam pela temática da Educação Ambiental.

Estudantes e profissionais das escolas Iolanda Pires, Maria Creuza, Plínio de Almeida e Raimundo Jerônimo Machado já estão confirmados no projeto, mas, pais, mães e responsáveis por crianças, que tiverem interesse na participação dos seus filhos nas atividades do turno matutino, terão acesso ao local do evento, dentro dos limites da capacidade, que é de até 200 crianças. O projeto será realizado no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, na Avenida José Soares Pinheiro, no bairro Lomanto.

Em sua perspectiva, os idealizadores Eduardo Oliveira e a escritora Gabriela Brioschi explicam que há alguns anos, a Floresta Amazônica deixou de ser o “pulmão do mundo”. Isso porque, de acordo com estudos, as algas marinhas são as propulsoras reais da renovação do ar no planeta. Mesmo perdendo um posto importante, ambientalistas, professores e cientistas deram outro “órgão” para a região: o coração, por deter o maior potencial entre as reservas naturais da atualidade. E o que adianta obter função tão importante, se muitos a desconhecem?”. Para eles, “é levando a “chave” do conhecimento e da cultura que a escritora e ilustradora Gabriela Brioschi lança o livro infanto-juvenil “Sustenta Mundo – Viagem Amazônica” no dia 17 de agosto (neste sábado, amanhã), no auditório do Colégio Modelo de Itabuna e no dia 19 (próxima segunda), no Teatro Municipal de Ilhéus, às 10hs.

Para a secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, a chegada deste projeto em Itabuna e Ilhéus pontua uma ação importante, prática e contundente que proporcionam aprendizagem e conscientização a partir de recursos lúdicos, como música, exibição de filmes e conversa com a autora.

Prefeitura Municipal de Itabuna.
Secretaria Municipal de Governo – Departamento de Comunicação Social.
Secretaria Municipal da Educação – Assessoria de Comunicação Social.
Texto: Eric Thadeu Nascimento Souza.
Imagens: Arquivo Projeto Sustenta Mundo.
16.08.2019.