Coordenação de IST/HIV tem projeto aprovado em audiência em Salvador

06/08/2019 | Assessoria de Comunicação

A coordenadora municipal de IST/HIV-AIDS da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabuna, Fabrícia Moura comemora a aprovação de um projeto de combate e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Trata-se da instalação de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no município, cuja proposta foi apresentada na última segunda-feira (5), durante uma audiência com o deputado estadual Robinho e o assessor especial Nadson Oliveira, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em Salvador.

Fabrícia explicou aos representantes da Assembleia Legislativa e da Sesab que os CTAs são unidades de saúde que visam oferecer o diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV, de forma gratuita, para atender a grande demanda social, tanto espontânea quanto provocada. ”A confidencialidade e o aconselhamento são as marcas distintivas desses serviços”, reforçou.

Ela disse ainda que os indivíduos diagnosticados como soropositivos para o HIV são encaminhados às unidades de saúde de referência onde recebem além da assistência médica, o acompanhamento permanente. Os grupos comunitários de apoio também são assistidos
“A próxima etapa do projeto que já teve a aprovação da Sesab por meio do assessor especial, é cumprir a parte burocrática para que o Estado execute e leve as unidades do CTA-Itinerante para que um maior número de municípios baianos também seja beneficiado, acredito que essa é a meta do governo do Estado”, garantiu o deputado Robinho.

__________________________
Prefeitura de Itabuna
Diretoria de Comunicação Social
Texto: Rosi Barreto