CAPS AD desenvolve atividades e parcerias para qualificar atendimento

02/08/2019 | Assessoria de Comunicação

Durante o mês de julho o Centro de Atenção Psicossocial – CAPs AD (Álcool e Drogas) de Itabuna realizou um conjunto de ações que tiveram por objetivo fortalecer o trabalho de reinserção social dos pacientes atendidos na unidade. As medidas são resultados do empenho do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde e visam ampliar ainda mais o trabalho do poder público municipal na garantia de melhorias aos pacientes.

O coordenador do CAPs AD, José Messias, explicou que a primeira dessas ações se deu a partir da visita de representantes da empresa responsável pela coleta de lixo em Itabuna, Biosanear, ao centro. Na oportunidade, recepcionados pela Assistente social, Áurea Silva Oliveira, os representantes da BioSanear Roberto e Marcos realizaram uma visita técnica para conhecer o funcionamento do Centro, visando garantir oportunidades de empregos para pacientes do CAPs AD na empresa.

Em continuidade ao calendário de atividades do Centro, o coordenador José Messias e a psicóloga Solange Prates se reuniram com o professor Cristiano Bahia, do Departamento de Ciências e Saúde da UESC e discutiram a possibilidade de parcerias externas de programação e interação da Unidade do Caps junto ao universo acadêmico. Segundo José Messias, “essas ações visam melhorias para os usuários, como também a organização do calendário para os eventos do setembro amarelo (prevenção do suicídio)”.

Outra importante atividade que fez parte do cronograma de serviço elaborado em forma de trimestral foi a participação do CAPs AD no evento organizado pela empresa Socialize, do complexo policial. A psicóloga do Centro, Solange Prates, esteve presente no evento, difundindo ainda mais o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em relação à atenção psicossocial.

Segundo o coordenador José Messias, todas as ações seguem uma determinação do secretário Jozimar Salles, que vem desempenhando um trabalho pautado na melhoria do atendimento à população. “Temos uma equipe trabalhando diuturnamente neste roteiro de atividades, como a coordenação da Saúde Mental, Paulo Carvalho, juntamente com a diretora do DMAC, Sandra Regina, e isso garante resultados positivos para quem mais importa que são os pacientes”, conclui.
__________________________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Governo – Diretoria de Comunicação Social
Texto: Wilson Junior
Fotos: Waldyr Gomes