Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itabuna realiza reunião para avaliar ações do primeiro semestre 2019

05/07/2019 | Assessoria de Comunicação

O Departamento de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna realizou, na manhã desta sexta-feira (5), uma reunião para avaliar o trabalho realizado no combate à infestação do mosquito Aedes Aegypt no município durante todo o primeiro semestre de 2019. No encontro, que foi realizado no auditório do Sest/Senat, os agentes tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências do trabalho de campo, e se motivaram a continuar no combate ao mosquito da dengue.

Sobre a realização da reunião, o coordenador de endemias do município, Roberto Góes destacou a importância de avaliar e planejar ações estratégicas. Segundo Roberto, essa é uma cobrança do prefeito Fernando Gomes e do secretário Jozimar Salles, que estão empenhados em reduzir os índices de infestação no município, que no último Levantamento Rápido de Infestação Predial – Lira, registrou um índice de 8,3%.

“Considero que esse encontro foi importante, principalmente, para a motivação do nosso trabalho, para a humanização das nossas ações, para continuarmos melhorando nossos resultados e evitar que Itabuna volte a sofrer com uma epidemia de dengue, como foi no passado”, disse Roberto ao alertar que a população precisa se manter atenta, cuidando dos reservatórios de água para combater os focos do mosquito transmissor da dengue.

Ao falar sobre a resistência de algumas pessoas para com o trabalho dos agentes, Roberto pede a colaboração de todos para que o município siga reduzindo os casos das Arboviroses. “Ainda temos dificuldades para adentrar em algumas residências e realizar o trabalho, a exemplo de bairros centrais como Ziodolândia, Castália, onde encontramos residências fechadas. Por isso, enfatizamos a importância da população se conscientizar e atuar como agente de prevenção”, disse.

Nos últimos meses a Prefeitura de Itabuna ampliou as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypt. Além da realização contínua de mutirões e campanhas educativas, o prefeito Fernando Gomes autorizou a contratação de 18 novos agentes, que já passaram por treinamento e hoje reforçam a equipe que atua no município. Os novos servidores foram contratados pelo Processo Seletivo realizado pela Prefeitura de Itabuna em 2016, e a expectativa, segundo Roberto Góes, é que novos profissionais sejam integrados ao quadro da equipe que trabalha diariamente no combate ao mosquito da dengue.
________________________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Governo – Diretoria de Comunicação Social
Texto: Wilson Junior
Fotos: Waldyr Gomes