Secretaria de Saúde intensifica ações de combate a dengue

31/05/2019 | Assessoria de Comunicação

Um grande mutirão para o controle e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus movimentou as ruas dos bairros João Soares, Parque Verde e Parque Boa Vista na manhã desta sexta-feira (31). A ação foi realizada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Itabuna com o apoio da Associação dos Moradores.

Participando da ação, o Secretário de Saúde, Jozimar Salles de Aguiar destacou a importância de ações pontuais que previnem e evitam que a população sofra com surto de dengue. Segundo Jozimar, o município não está medindo esforços para fortalecer o combate ao Aedes Aeggypti. “Além da nomeação de novos agentes de endemias, que foram aprovados no processo seletivo de 2016, estamos fazendo essas ações nos bairros, onde a cada semana estaremos intensificando em localidades específicas para que as famílias continuem colaborando com o trabalho dos agentes”, ressaltou.

Acompanhando o trabalho dos agentes que visitaram casas e terrenos das localidades em busca de focos de larvas, o coordenador de endemias da Secretaria de Saúde, Roberto Góis informou que, durante as visitas, os agentes também estão instalando armadilhas nos quintais das casas para captura e eliminação dos mosquitos. Roberto informou que o trabalho tem o objetivo de reduzir ainda mais o índice de infestação predial que hoje gira em torno de 8.3%.

Roberto Góis agradeceu ainda o apoio da Associação de Moradores, “que foi fundamental para a mobilização de toda a comunidade”. O morador da Rua B, do bairro Parque Verde, Luan Ramos lembrou que município já sofreu com epidemias de dengue e parabenizou a ação da prefeitura. “Prevenir sempre além de ser melhor, sai mais barato do que remediar”, observou.

Texto: Wilson Junior
Fotos: Waldyr Gomes