Sesttran participa de evento educativo para o trânsito promovido pelo CEEP

27/05/2019 | Assessoria de Comunicação

A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran, através da sua Coordenadoria de Educação, participou como convidada, na última sexta-feira (24.05), do projeto pedagógico “No Trânsito, o sentido é a vida”, realizado pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde – CEEP (antigo Colégio Polivalente), em alusão ao Movimento Internacional Maio Amarelo/2019.

O Projeto, idealizado pelos alunos do 4º ano dos Cursos Técnicos em: Gerência em Saúde, Enfermagem, Nutrição e III Módulo do Curso de Farmácia (turno matutino) foi coordenado pela Professora, Clariana Lemos de Lima, objetivando a promoção do debate público na comunidade escolar e o aprimoramento do conhecimento sobre as questões que envolvem a segurança viária no Brasil, com especial atenção à importância mundial do Maio Amarelo, enquanto movimento de prevenção de acidentes e redução de mortes no trânsito.

Nesse contexto, os alunos do CEEP com um trabalho prévio de pesquisa, organização e planejamento de uma programação atrativa, realizaram nos dia 22, 23 e 24 do mês corrente, a execução do projeto com entrega de lacinhos amarelos, ações lúdicas, sinalização, cartazes distribuídos na escola, performance musical e um fechamento com a participação da Sesttran, levando à comunidade escolar as reflexões a cerca dos acidentes de trânsito… Como acontecem? Como evitá-los? Quais órgãos são acionados? E como agir durante um acidente de trânsito.

O encerramento do belo trabalho ocorreu no auditório do CEEP e contou com a participação das Diretorias de Educação e Trânsito da Sesttran, na mesa do evento, também composta pelas professoras: Josonita Marinho (Diretora do CEEP), Gean Maria Leite (Coordenadora Pedagógica) e Clariana Lemos (Orientadora do Projeto). A Professora Elessandra Bispo, Coordenadora Educacional da Sesttran e palestrante convidada, proferiu palestra sobre as ações educativas permanentes realizadas pela secretaria, levando a todos uma reflexão sobre o trânsito enquanto espaço de convivência social e as consequências dos comportamentos que violam as regras de segurança coletiva. A equipe Sesttran, respondeu aos questionamentos dos participantes do evento e apreciou as produções dos alunos, na forma de vídeos e peça teatral.