Secretaria de Saúde ganha reforço de novos agentes de endemias

22/05/2019 | Assessoria de Comunicação

A coordenação de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu novo reforço com a posse de 16 novos agentes de endemias, que se juntarão aos outros 180 já existentes, para o trabalho de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunia e zika vírus, em Itabuna.

Os novos servidores foram contratados pelo Processo Seletivo realizado pela Prefeitura de Itabuna em 2016 e já iniciariam o trabalho com um treinamento em campo, sob o comando do coordenador de combate à endemias da SMS, Roberto Góes. Ele explicou que além de orientação teórica os novos agentes aprendem na pratica a forma de controle e combate ao mosquito, seguindo o Manual Nacional de Normas Técnicas de combate ao vetor das arboviroses.

Segundo Roberto, o manual traz importantes fórmulas para combater o mosquito e, principalmente, como reconhecer, geograficamente, locais de possíveis focos, o tratamento e sua eliminação, em terrenos baldios, por exemplo. “Além disso, eles também recebem treinamento para orientar e ensinar a comunidade a acabar com focos e mosquitos dentro de casa”, disse Roberto, destacando ainda, que as famílias podem e devem ajudar no trabalho de controle do mosquito no município.
Texto: Rosi Barreto – Fotos: Divulgação