SME RECUPERA COMPUTADORES, PROMOVE ENCONTRO DE ARTE E CONCLUI FORMAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS

10/05/2019 | Assessoria de Comunicação

Embora as atividades mais contundentes e com maior visibilidade da Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) estejam acontecendo a partir desta semana, com a realização da Pré-Jornada, que se encerra nesta sexta-feira (10), outras ações visando qualificação de professores, qualificação de funcionários e melhor estrutura de informática nas escolas vêm sendo desencadeadas desde o início do ano.

Na área de Informática, o assessor de Desenvolvimento de Tecnologias do Departamento de Planejamento, Pesquisa e Informações Gerenciais (DPPIG/SME), Tarso Varjão, divulgou, no dia 22 de abril, o primeiro cronograma de entrega de novos computadores, para as escolas municipais. Dando prioridade para as creches, estão sendo entregues gradualmente novos equipamentos para as creches Elzo Pinho de Magalhães (bairro Bananeira), Lúcia Oliveira (Centro), Maria Goretti (Mangabinha), CAIC Jorge Amado (Jardim Primavera), Ester Gomes (no Lomanto), Gil Nunesmaia (Jorge Amado), Irmã Margarida (Maria Pinheiro), Otaciana Pinto (Santo Antônio), Pequeno Aprendiz (Fonseca), Pequeno Lar (Fátima) e São Paulo da Cruz (Alto da Lua, Mangabinha).

Todos os equipamentos, antes obsoletos, estão passando por upgrade, com substituição de placa mãe, memória (saindo as de 2 gigas e entrando as de 4 gigas), processadores (saindo os antigos modelos Celeron e entrando os novos do tipo Dual Core), fonte e HD (saindo os antigos, com capacidade de armazenamento de 80 gigas e entrando os de 500 gigas), transformando-se em novos computadores. A previsão da secretária municipal da Educação, Nilmecy Gonçalves, é que até o final do primeiro semestre de 2019, 70 equipamentos passem por essas melhorias.

No aspecto qualitativo e humano, profissionais docentes da Rede Municipal de Ensino participaram, em 26 de março, do Encontro de Arte da Rede Municipal de Ensino, promovido pela Assessoria de Arte e Educação do Departamento de Educação Básica (DEB/SME), com o tema “A Professora Contadora de Histórias”. Na oportunidade, cerca de 70 professores tiveram atividades diversas e oficinas temáticas que contaram com as participações dos projetos “Grigri – A Trupe da Biblioteca Itinerante” e Escola Municipal de Dança (ambosmantidos pela SME) e ainda do ativista cultural Egnaldo França e do ator Mither Amorim.

Na área administrativa, a SME irá certificar nos próximos dias cerca de 100 funcionários entre secretários escolares e auxiliares de secretaria que participaram da Formação Continuada Para Secretários e Auxiliares de Secretaria da Rede Municipal de Ensino. Com uma carga horária de 28 horas, os cursistas participaram das atividades “Secretário Escolar: Perfil e Atribuições (Aula Teórica)”, “Conhecendo a Escola” (Aula Teórica), “Legislação (Aula Teórica)”, “Organização Escolar e Documentos Oficiais (Aula Teórica)”, “Escola Informatizada – Sistema de Gestão (Aula Prática)” e “Escola Informatizada – Informática na Secretaria (Atividade Online)”. O curso foi realizado pelo DPPIG/SME, em parceria com o Setor de Organização Escolar (SOE), do Departamento de Acompanhamento da Gestão (DAG).

Para a secretária Nilmecy Gonçalves, “ações como essas (montagem de novos computadores, curso de artes e formação específica para quem trabalha nas secretarias das escolas) são a ponta de um iceberg gigante que está por vir, que é o reconhecimento de todos os atores sociais envolvidos na melhoria da qualidade de ensino das escolas da rede, meta que será perseguida com toda a força e que deverá estar refletida nos ambientes escolares de maneira inspiradora”, disse.