Secretaria Municipal de Saúde participa da programação da Semana Mundial da Saúde do SEST/SENAT

25/04/2019 | Assessoria de Comunicação

Como parte das comemorações da Semana Mundial da Saúde, o Programa de Prevenção de Acidentes do SEST/SENAT de Itabuna realizou uma programação especial com palestras, atividades recreativas e oferta de serviços à população. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e teve início no dia 08 de abril. Sua programação incluiu diversas ações, como uma série de palestras realizadas nesta quinta-feira (25).

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção para com a saúde, bem como prestar orientações acerca de medidas a serem tomadas em casos de acidentes, a Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) palestrou, durante toda a manhã, sobre as Noções de Primeiros Socorros, para uma plateia composta por profissionais da saúde, trabalhadores de diferentes áreas, como transporte, alunos dos cursos do Sest Senat, além dos alunos do Tiro de Guerra e de estudantes do ensino médio.

No período da tarde, o Corpo de Bombeiros dará continuidade ao tema ‘Noções de Primeiros Socorros’, seguido da apresentação dos Agentes de Endemias sobre prevenção à saúde, que pretende tratar das Arboviroses, que são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

Dentro da programação do evento, foram oferecidos uma gama de serviços gratuitos, como: aferição de pressão arterial, aulas de alongamento, orientação sobre saúde bucal, prevenção do câncer de boca com aplicação de flúor e teste rápido de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, com a equipe do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento CERPAT.

Ao explicar detalhes do evento, a Coordenadora de Promoção Social do SEST/SENAT, Sene Ferreira destacou que a programação do evento procurou diversificar as ações para contemplar todos que estiveram presente, tendo como objetivo principal conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a sua saúde. Na oportunidade, Sene informou ainda que o encerramento oficial da programação será nesta sexta-feira (27), com um aulão de dança e hidroginástica.

__________________________
Texto: Wilson Junior
Foto: Waldyr Gomes