Agente Comunitária de Saúde vai a Brasília apresentar projeto implantado em Itabuna

16/04/2019 | Assessoria de Comunicação

Itabuna será representada em Brasília durante um evento nacional que reunirá agentes comunitários de todo o país, com o objetivo de divulgar experiências bem-sucedidas que são executadas nos municípios do Brasil. A primeira etapa da seletiva foi realizada recentemente em Salvador, durante a Mostra COSEMS Bahia, aqui tem SUS”, promovido pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. Um total de 158 trabalhos foram apresentados, com diversos temas, envolvendo 69 municípios baianos.

Vale ressaltar que estes projetos foram selecionados na primeira etapa que ocorreu através da avaliação dos projetos enviados. O Secretário Municipal de Saúde de Itabuna, Jozimar Sales, esteve presente em Salvador juntamente com os agentes comunitários Egnaldo França e Zaira Lima. “Este resultado positivo reconhece o empenho de toda equipe que busca fazer o seu melhor para o nosso município, e como resultado, esse reconhecimento estadual para participar da seletiva nacional”, comenta o Secretário.

Egnaldo apresentou o projeto “Núcleo de Arte e Educação Popular em Saúde”, que tem como finalidade abordar temáticas relacionadas à saúde de forma leve, apresentando peças teatrais em escolas, postos de saúde, entre outras instituições. Já o projeto de Zaira, integrou a categoria da Atenção Básica como o tema “A Arte como instrumento de cuidado na Atenção Básica”. “Estou me sentindo muito realizada porque dos 96 projetos que concorreram nesta categoria – Atenção Básica -, o meu foi o único escolhido para ser apresentado em Brasília”, destacou.

Ela ainda completou: “Vale lembrar que em novembro do ano passado este mesmo projeto foi selecionado entre os dez melhores do Brasil para participar do evento Narrativas 2018, da Fiocruz, RJ”. A etapa Nacional da Mostra “Indústria Brasil aqui tem SUS” será realizada no período de 2 a 5 de Julho e oferecerá diferentes premiações que serão dadas de acordo com as categorias, entre elas, uma viagem internacional para conhecer um modelo de Atenção Básica, e R$ 10 mil para o autor do projeto.
________________________________
Texto: Kaline Ribeiro