Candinha Dórea deverá ser homenageada com o seu nome no Teatro de Itabuna

10/04/2019 | Assessoria de Comunicação

Uma das maiores artistas do teatro itabunense – Candinha Dórea – deverá ser homenageada com o seu nome no Teatro Municipal de Itabuna. A iniciativa partiu inicialmente do prefeito Fernando Gomes, por reconhecer a importância da “Dama do Teatro Itabunense”, que teve ativa participação durante toda a sua vida na área artística e cultura da cidade. Durante reunião conjunta realizada esta semana pelas Comissões Permanentes do Legislativo, foi acatada a sugestão do vereador Beto Dourado (PSDB), de denominar o Teatro de Itabuna de “Candinha Dórea”.

Vale ressaltar que o projeto de homenagem seguirá para votação no Plenário. Entre as emendas acrescentadas pelo relator Júnior Brandão (PT), está a que estabelece que o equipamento artístico fique vinculado à Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). O prefeito Fernando Gomes tem acompanhado de perto o andamento da obra do Teatro Municipal de Itabuna, que tem data prevista para ser inaugurado em 26 de Julho, integrando a programação especial de aniversário da cidade (28 de Julho).

A Dama do Teatro Itabunense
Candinha Dórea, a Dama do Teatro Itabunense, faleceu em 2014, deixando uma lacuna insubstituível na cultura da cidade. Ela era uma mulher sempre à frente do seu tempo, tendo destacando-se inclusive pela sua participação na fundação do Teatro ABC, que foi construído em 1960.

Já o Novo Teatro de Itabuna, que será inaugurado na semana das comemorações dos 109 anos de emancipação política de Itabuna, será totalmente completo contando com moderna estrutura de iluminação, sonorização, palcos para apresentação, salas de dança e música, um amplo foyer que também poderá ser utilizado para exposições e capacidade para cerca de 600 pessoas.
Texto: Kaline Ribeiro