Secretaria de Saúde antecipa Vacinação contra a gripe em Itabuna

01/04/2019 | Assessoria de Comunicação

Seguindo o que orienta a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), Itabuna antecipará a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que começaria no dia 15, para o dia 10 deste mês, conforme adiantou a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria de Saúde de Itabuna (SMS), Camila Britto. Ela adiantou que o cronograma de trabalho, em fase de conclusão, definirá qual o grupo prioritário será imunizado na primeira semana de vacinação. A campanha segue até o dia 31 de maio, tendo como dia D de mobilização nacional o dia 4 de maio.

Ela disse que os lotes com as doses da vacina serão distribuídos semanalmente pela Sesab e a imunização acontecerá em todas as unidades de saúde, instalados no centro e nos bairros de Itabuna. A coordenadora da Rede de Frio de Itabuna ressalta a importância da vacina que tem como objetivo reduzir complicações, internações e mortalidade provocadas por infecções trazidas pelo vírus da influenza.

A meta, segundo ela, é atingir 90% do público-alvo no município neste ano, lembrando que o Ministério da Saúde definiu como grupos prioritários crianças, gestantes, profissionais de saúde, além de idosos. Camila informou ainda que houve uma mudança na vacinação deste ano: as crianças agora podem ser vacinadas a partir de seis meses até seis anos de idade. No ano passado só podia receber a dose crianças com até cinco anos.

__________________________
Texto: Rosi Barreto
Fotos: Pedro Augusto