SAS se destaca com medidas e ações que garantem os direitos das mulheres

08/03/2019 | Assessoria de Comunicação

Com um trabalho pautado na garantia de direitos à população, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social tem se destacado com projetos e ações que visam fortalecer os direitos das mulheres do município. Neste sentido, a SAS chega a este 8 de março, Dia Internacional da Mulher, avaliando positivamente o trabalho realizado nos últimos dois anos e projetando uma série de conquistas para o futuro.

Ao destacar a importância do Dia 8 de Março para fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, a secretária Sandra Neilma lembra que é preciso mobilizar a sociedade civil e os poderes executivo, legislativo e judiciário em torno de ações e medidas eficazes que combatam a violência contra a mulher. “O prefeito, em seus discursos, tem observado a importância de ser mudar as leis para punir efetivamente quem comete atos de violência, a começar pelo fortalecimento da atuação da polícia em projetos que se mostram eficazes, a exemplo da Ronda Maria da Penha”, comenta a secretária.

Sobre o trabalho da SAS nas comunidades, Sandra Neilma lembra que o município tem fortalecido a atuação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), que tem auxiliado mulheres vítimas de violações de direitos. Ela lembra que o governo municipal entregará, ainda no primeiro semestre, a casa abrigo para mulheres em situação de risco de morte e seus filhos menores de 18 anos. “Este equipamento se encontra em fase de conclusão e fortalecerá, ainda mais, a rede de proteção às pessoas que sofrem violações de direitos, a exemplo do Espaço Aconchego, mantido pela SAS e que atende crianças em situação de risco e da Casa de Acolhimento às Pessoas e Situação de Risco, que também será inaugurada em breve e atenderá moradores de rua”, informa.

Explicando que parte do trabalho desenvolvido pela pasta é realizado de forma descentralizada, dentro das comunidades, Sandra comemora ainda o grande número de mulheres que participaram dos cursos profissionais, tanto na Escola Profissionalizantes, quanto no projeto Empreender, destinado aos beneficiários do Bolsa Família. “Isso é importante, pois mostra o quanto as mulheres do nosso município estão engajadas, procurando empreender e se emponderar”, conclui.

A coordenadora do CRAM, Alzira Marks, reforça que a SAS é a porta de entrada e principal articuladora do trabalho preventivo, através dos CRAS, CREAS e, principalmente, do CRAM, onde o município propõe e valida medidas eficazes para combater o assédio, conscientizar a população pelo fim da violência doméstica e construir de uma sociedade que respeite de fato as mulheres. Ela conta que, somente a partir do fortalecimento de políticas públicas para mulheres será possível mudar o comportamento da sociedade, combatendo a cultura machista que tem afetado a vida das mulheres, com violências e até mesmo com o registro de feminicídios.

Tia Lúcia – Um exemplo de luta

A secretária Sandra Neilma lamentou a perda de Maria lúcia Góes Brito, a Tia Lúcia, uma das mulheres mais atuantes em prol das causas sociais do município. Tia Lúcia, que era membro do Conselho Municipal de Assistência Social e lutou na linha de frente pelos direitos e políticas públicas, faleceu no início da semana, “deixando uma belíssima trajetória de amor e dedicação à nossa cidade”, disse a secretária.

Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Governo – Diretoria de Comunicação Social