Sesttran atua com grande efetivo na Lavagem do Beco do Fuxico

26/02/2019 | Assessoria de Comunicação

Para a realização da 40ª edição da “Lavagem do Beco do Fuxico”, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran disponibilizou cerca de 120 profissionais que prestaram suporte e atuaram em diversas áreas, visando assegurar ao cidadão tranqüilidade e segurança durante a folia.

A Guarda Civil Municipal atuou com cerca de 80 guardas, distribuídos em sete patrullhas (carros e motos) e também no patrulhamento a pé e contou com o apoio das demais policias (Militar e Civil), que fizeram a segurança do evento, ao longo dos seis pontos de fechamento de ruas, instalados pela Sesttran dentro e no entorno do circuito. Um ônibus equipado com câmeras estacionado na entrada da Praça Adami operou no videomonitoramento da folia, proporcionando agilidade no atendimento às situações de risco e mais segurança aos cidadãos. Outros equipamentos: de técnicas não letais e rádios de comunicação tipo HT também foram utilizados. A GCM contabilizou apenas uma ocorrência, que resultou na condução de um cidadão ao Complexo Policial de Itabuna.

Já a Diretoria de Trânsito, também montou um grande esquema que vigorou antes, durante e após o evento. Várias vias foram isoladas para garantir mais segurança aos foliões. O patrulhamento foi realizado pelos Agentes de Trânsito, no entorno do evento: com viaturas (carros/motos) e também a pé, com objetivo de reduzir o índice de ocorrências de trânsito, melhorando assim a locomoção para veículos e pedestres. A circulação dos veículos ocorreu dentro da normalidade, sem registro de acidentes. Foram lavrados 67 autos de infrações e efetuadas cinco remoções de veículos, os quais se encontravam em cometimento de infrações de trânsito.

A Diretoria de Transportes do órgão montou uma “operação especial” para o atendimento do sistema de transporte coletivo urbano, durante e após o evento. Além disso, a Sesttran determinou às duas empresas que operam o sistema a disponibilização de um preposto de cada, os quais atuaram no auxílio à operação. 10 ônibus extras circularam para garantir o deslocamento dos foliões e operaram até a 1h30min da madrugada. O titular da Sesttran, Gilberto Santana, “avalia como extremamente positivo o trabalho desenvolvido pelo órgão durante o evento, devido ao baixo índice de violência da festa e à inexistência de acidentes registrados. O Secretário, também destaca o sucesso do evento como um todo (que contou com um expressivo número de foliões) e o credita à organização bem sucedida, promovida pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna”, finaliza.

26.02.2019

Rita Barros