Multidão toma conta de ruas e avenida e elogia Lavagem do Beco do Fuxico

25/02/2019 | Assessoria de Comunicação

Os foliões que tomaram as ruas e transversais da Avenida do Cinquentenário e extravasaram alegria e animação na Lavagem do Beco do Fuxico, no ultimo sábado (23), mostraram que a paixão por uma das mais tradicionais festas populares do Brasil não pode ser esquecida, mesmo que por curto espaço de tempo. “Se não deu para fazer os quatro dias do nosso carnaval antecipado, uma das marcas do prefeito Fernando Gomes, pelo menos ele garantiu `uma prévia´, da festa dos deuses da alegria”, disparou a William Santos.

E se sobrou alegria, também não faltaram segurança e atrações garantidas pelos blocos, com seus mini trios e as famosas marchinhas que arrastram a multidão, além da Banda Didá, formada só por mulheres e da cantora Sarajane, que com sua versatilidade e estilo bem baiano, soube muito bem agitar a multidão.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que organizou o evento, pensou em todos os detalhes para garantir alegria e segurança, em todos os sentidos. Policiais da PM e do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, agentes de Trânsito e fiscais da Vigilância Sanitária (VISA) trabalharam duro, antes e durante a festa. A turma da limpeza da Biosanear também garantiu espaço limpo e higienização no circuito da festa e áreas do entorno.

Apenas uma irregularidade foi constatada pelos fiscais da Visa. Foi logo na manhã de sábado, durante visita aos vendedores ambulantes para orientação sobre o cuidado com os alimentos e bebidas que seriam comercializados no local. O diretor do Visa, Manoel Mattos, disse que foram encontradas duas caixas de cerveja com prazo de validade vencido que foram apreendidas. “No mais foi tranquilo, as pessoas estão mais conscientizadas”, disse o diretor.

A segurança física dos foliões também foi uma das prioridades. Policiais com detectores de metais asseguraram as entradas do circuito para evitar qualquer tipo de arma. Além das atrações musicais, um dos momentos esperados pelos foliões, foi o banho de mangueira. O secretário de Administração Dinailson Oliveira, de cima de um carro pipa, foi o responsável por essa tarefa e esguichava água para o público que pedia mais.

A Lavagem do Beco é uma tradição cultural que já dura 40 anos e atrai desde crianças, (muitas até de colo dos pais), a jovens de todas as idades e idosos de Itabuna e da região que sempre atenderam ao chamado para a festa momesca, sinônimo de alegria e descontração.

Além da FICC, a lavagem contou com o apoio das secretarias de Saúde, Administração, Transporte e Trânsito e Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, com o objetivo de Itabuna não perder a sua tradição do carnaval.

Atrações:
Para este ano, as grandes atrações da Lavagem do Beco do Fuxico, além dos tradicionais blocos: Maria Rosa, Casados I… Responsáveis, Dez… Casados, as baianas e outros, foram as presenças da Banda Didá, formada só por mulheres e hoje uma grande atração, e da cantora Sarajane, um grande nome da música nacional.
__________________________________
Texto: Rosi Barreto
Fotos: Pedro Augusto/Waldir Gomes