Núcleo de Educação em Urgência do Samu promove capacitação em segurança do paciente

15/12/2018 | Assessoria de Comunicação

Visando qualificar os profissionais que trabalham nas unidades básicas de saúde do município (UBSs) para o atendimento especializado na classificação de risco dos pacientes, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itabuna iniciou um treinamento intensivo, dividido em quatro módulos. O primeiro foi na manhã da última quinta-feira (14),no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A proposta é preparar os profissionais de saúde para identificarem pacientes em situação de risco numa UBS.

Nessa primeira etapa a capacitação com aulas práticas e teóricas foi ministrada pela equipe do Samu e convidados com especialização em atendimento de urgência. Uma das palestrantes foi a enfermeira Rafaela Caldas Santos que mostrou em vídeo o que é classificação de risco, como o profissional pode identificar um paciente numa situação de urgência e emergência, como socorrê-lo e para onde encaminhá-lo.

Ela também abordou temas como identificar e socorrer um paciente com parada respiratória e ainda explicou sobre o Sistema de Triagem de Manchester, um método científico que indica a classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento nas unidades de saúde.

“O sistema permite identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco à saúde ou grau de sofrimento, priorizando o atendimento, após  avaliação de cada paciente”.

Uma das convidadas, a professora Myrian Ribeiro da Silva, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), também fez palestra e abordou o tema “Paciente em situação de risco”, destacando a importância da capacitação do profissional para saber avaliar e classificar uma situação de urgência ou emergência. “O profissional preparado terá melhor condição de socorrer o paciente com eficiência e segurança”.

A enfermeira Waleska Dias Figueiredo Carvalho, do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu, adiantou que as próximas etapas estão agendadas para os dias 21 e 28 deste mês e em janeiro de 2018 em data a ser divulgada posteriormente.

“A proposta é capacitar um número maior de profissionais das unidades de saúde para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes que buscam o atendimento na rede pública, fazendo valer a proposta do prefeito Fernando Gomes e da secretaria de Saúde, Lísias São Mateus, que buscam a eficiência na rede de saúde pública em Itabuna  ”.

__________________________________________________

Texto: Rosi Barreto