Fernando Vita visita Biofábrica de Cacau e discute projetos para o desenvolvimento agrícola regional

13/12/2018 | Assessoria de Comunicação

O vice-prefeito de Itabuna, Fernando Vita e o secretário de sustentabilidade econômica, Jorge Vasconcelos, visitaram, na tarde desta quarta-feira (12), a Biofábrica de Cacau, em Uruçuca. A visita que pautou projetos e ações para o desenvolvimento agrícola da região foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e pelo diretor da Biofábrica, Lans Alves de Almeida Filho.

Durante a visita, o vice-prefeito Fernando Vita destacou o trabalho do Governo do Estado junto aos municípios e falou sobre a atuação do prefeito Fernando Gomes, que, segundo ele, tem dado uma atenção especial às ações que priorizam o desenvolvimento agrícola do município. De acordo com Vita, tais medidas ganharam ainda mais importância após a constatação que a Agricultura Familiar possui um relevante impacto na economia local, sendo uma atividade geradora de emprego e renda.

Ao explicar sobre os projetos que a prefeitura está desenvolvendo, a exemplo do Plano Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e do apoio ao Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), o secretário Jorge Vasconcelos afirmou que a pauta do governo municipal é o fortalecimento da atividade rural no município, de modo a melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem da terra.

Biofábrica de Cacau
O Instituto Biofábrica de Cacau é uma Organização Social vinculada ao Governo do Estado da Bahia que produz, multiplica e distribui aos agricultores materiais genéticos de mudas de alto valor agronômico. A Biofábrica é a primeira unidade no mundo destinada à produção contínua, em escala industrial, de genótipos (clones) de cacaueiros selecionados, resistentes a enfermidades e de alta produtividade. Sua Unidade de Produção de Mudas tem uma área total de 63 hec. possui 20 vinte viveiros de mudas sendo a maior área de viveiros em campo aberto do mundo.

Texto: Wilson Junior